Imagem da matéria: ETF de Bitcoin em 2021? VanEck refaz pedido à SEC em nova tentativa
Foto: Shutterstock

A empresa de investimento VanEck refez seu pedido de um ETF de Bitcoin com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), um ano após ter retirado seu pedido anterior.

VanEck retirou sua última tentativa de um ETF em 17 de setembro de 2019, após várias tentativas serem bloqueadas pela SEC, que bloqueou repetidamente por acreditar que o mercado de Bitcoin está sujeito à manipulação, portanto, não achava viável um ETF.

Publicidade

Em uma entrevista de setembro de 2019 à CNBC, o ex-presidente da SEC Jay Clayton disse: “Como podemos saber se podemos custodiar e manter esses criptoativos” Clayton continuou, “considerando que eles são negociados em bolsas amplamente não regulamentadas? Como pode temos certeza de que esses preços não estão sujeitos a manipulação significativa?”

Os fundos negociados em bolsa, também conhecidos como ETFs, permitem que você negocie cestas de ativos no mercado de ações. As ações de um ETF de Bitcoin rastreariam o preço do Bitcoin, de modo que permitiria efetivamente a negociação de Bitcoin no mercado de ações.

As vantagens de um ETF de Bitcoin são múltiplas: os investidores não precisam possuir Bitcoin ou armazená-lo. Um ETF também permitiria que as pessoas investissem em Bitcoin de contas protegidas de impostos, o que significa que mais pessoas poderiam entrar nas criptomoedas, aumentando sua adoção e, com alguma sorte, seu preço.

O novo pedido da VanEck ocorre em um momento de transição na SEC, com o ex-presidente Jay Clayton tendo renunciado em 23 de dezembro de 2020; pode ser que VanEck veja uma chance com uma nova administração.

Publicidade

O Decrypt perguntou a Mati Greenspan, fundador da Quantum Economics, sobre as chances da VanEck obter seu ETF. Greenspan disse: “VanEck foi de longe o mais persistente em conseguir um ETF através da SEC, mas Clayton continuou bloqueando. Só faz sentido para eles tentarem novamente agora que ele se foi.”

Greenspan, da Quantum Economics, continuou: “Realmente esperamos que isso aconteça neste período, pois seria particularmente útil durante este período de demanda institucional.”

Se o ETF de Bitcoin da VanEck for bem-sucedido, ele será negociado na Cboe BZX Exchange como VanEck Bitcoin Trust. VanEck Digital Assets, LLC é o patrocinador do VanEck Bitcoin Trust, a Delaware Trust Company é o administrador do Trust e uma parte ainda não nomeada seria o guardião do Trust, que deterá todos os bitcoins do Trust em nome do Trust.

Mas uma aplicação para um ETF não é um ETF. “É um sinal positivo”, disse o COO do bitFlyer Joel Edgerton ao Decrypt, “mas a questão subjacente da integridade do mercado levantada pela SEC não foi completamente abordada no processo”.

Publicidade

“Precisamos de um mecanismo de fiscalização do mercado para impedir uma possível manipulação de preços e o método sugerido por VanEck pode não ser suficiente para os novos reguladores”, continuou Edgerton.

Enquanto os investidores americanos esperam, a coisa mais próxima que eles têm de um ETF no momento é algo como o Bitcoin Trust da Grayscale, que representa ações em um grande pote de dinheiro investido de forma privada usado para comprar bilhões em Bitcoin.

Mas enquanto o produto da Grayscale é caro e frequentemente negociado com um prêmio alto, os ETFs são, pelo menos em teoria, mais baratos. Por enquanto, a teoria é tudo que os investidores americanos têm.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co