O empresário Anthony Scaramucci, fundador da gestora de investimentos SkyBridge Capital, detalhou sua estreita relação com o criador da falida corretora de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried,e como ele se sentiu após a extensão do colapso da exchange ter vindo à tona.
As revelações foram feitas durante um painel de discussão no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, na noite de segunda-feira (16).
“Eu tinha um relacionamento próximo com o Sam (Bankman-Fried), eu o considerava um amigo”, disse Scaramucci durante ao evento Blockchain Hub, da Casper Labs. “Então eu tenho que dizer que a traição e a fraude são ruins em muitos níveis diferentes. Isso certamente me prejudicou em termos de reputação.”
Ao conhecer Bankman-Fried, Scaramucci disse que também conheceu o pai do ex-CEO da FTX, que era professor titular na Faculdade de direito de Stanford, e trabalhou em uma instituição de caridade com a tia de Bankman-Fried.
Ele também se lembrou de viajar para Miami com Bankman-Fried e Kevin O’Leary, do programa de TV, Shark Tank, para organizar uma simulação do Shark Tank para crianças. “Eu me senti próximo dele, e de sua família”, disse ele.
Inferno de Dante
Scaramucci disse ao público que, embora não quisesse chamar a FTX de fraude no passado, sentia-se confortável em fazer isso agora.
“Se alguém aqui leu o livro Inferno de Dante Alighieri, você sabe para que está reservado o nono círculo do inferno”, disse Scaramucci. “É pela traição de um amigo que vive com o diabo. É o nono círculo do inferno no lago congelado”, disse ele.
Apesar das imagens sombrias, Scaramucci disse que as ações de Bankman-Fried não significam o fim da tecnologia blockchain ou da indústria de criptoativos.
“É por isso que temos blockchain e criptografia, porque estamos tentando criar uma situação descentralizada em que não precisamos gostar ou confiar uns nos outros”, disse ele. “Podemos transacionar uns com os outros de uma forma em que a tecnologia basicamente santifique a pessoa do outro lado.”
“Eu não vou parar de correr riscos”, ele acrescentou, encerrando o painel que foi intitulado, “Não é para os fracos de coração: refletindo sobre décadas de Vitórias, Derrotas, Altas e Baixas.”
Derretimento da FTX
No dia 11 de novembro de 2022, a FTX e várias de suas subsidiárias entraram com pedido de recuperação judicial, dias após uma operação bancária com seu token FTT. No mês seguinte, Bankman-Fried foi preso nas Bahamas e extraditado para os Estados Unidos para enfrentar oito acusações de conspiração.
Antes de sua prisão, Bankman-Fried fez várias aparições, incluindo uma entrevista com o colunista do New York Times, Andrew Ross Sorkin, no Deal Book Summit 2022—contra a vontade do seu advogado—durante a qual tentou explicar a situação e pedir desculpa.
“Eu pensei que Sam era o Mark Zuckerberg da indústria cripto, eu não achava que ele era o Bernie Madoff dos criptoativos”, disse Scaramucci, fazendo referência ao criador da maior pirâmide financeira da história. “Eu entendi errado.”
Em setembro de 2022, dois meses antes da FTX entrar com um pedido de recuperação judicial, a FTX Ventures comprou uma participação de 30% na Skybridge Capital de Scaramucci, no valor de cerca de US$ 45 milhões. Na época, o tom de Scaramucci era mais amigável com o ex-bilionário, que agora poderá enfrentar prisão perpétua se for considerado culpado de todas as acusações.
“Sam é um visionário que construiu negócios incríveis que são sinérgicos com o futuro da SkyBridge”, disse Scaramucci à época.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!