Buscar no site

Elon Musk diz que “Partido da América” adotará o Bitcoin: “Moeda fiduciária não tem salvação”

Bilionário rompe com Trump e propõe um novo partido pró-tecnologia, o “America Party”

Ilustração de Elon Musk com olhos de laser

O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, anunciou no último fim de semana a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, o America Party (“Partido da América”), com a promessa de adotar o Bitcoin como parte de sua agenda. A afirmação foi feita no domingo (6) em resposta a um usuário na rede social X, que questionou se o partido apoiaria a criptomoeda.

“A moeda fiduciária não tem salvação, então sim”, disse Musk, confirmando que o Bitcoin faria parte dos pilares do novo partido.

Publicidade

O anúncio do partido ocorre após uma ruptura entre Musk e o presidente Donald Trump, com quem mantinha proximidade política. O estopim teria sido o chamado “Big, Beautiful Bill” – um projeto de lei de gastos públicos de US$ 3,4 trilhões assinado recentemente por Trump. Musk classificou o pacote como uma “abominação repugnante”, por aumentar drasticamente o déficit fiscal do país.

Segundo Musk, o America Party surge como uma alternativa centrista e pró-tecnologia ao que ele chama de “sistema de partido único” disfarçado de bipartidarismo entre Republicanos e Democratas.

“Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia”, escreveu no sábado (5). “Hoje, o Partido América foi formado para devolver a liberdade a vocês.”

Bitcoin como símbolo de ruptura

Ao defender o uso do Bitcoin como moeda oficial de seu partido, Musk reforça sua visão crítica sobre o sistema monetário tradicional. A adoção da criptomoeda reflete a proposta de descentralização econômica que o bilionário tem promovido nos últimos anos, tanto por meio de declarações quanto por iniciativas em suas empresas.

Publicidade

O America Party ainda não foi registrado oficialmente na Comissão Eleitoral Federal dos EUA, mas já possui um site ativo. Entre os nomes que demonstraram interesse público no projeto estão o bilionário Mark Cuban e Anthony Scaramucci, fundador da gestora SkyBridge Capital.

Musk afirmou que o plano inicial do partido seria conquistar “2 ou 3 cadeiras no Senado e 8 a 10 distritos na Câmara” — o suficiente para servir como bloco decisivo na aprovação ou rejeição de leis controversas.

Donald Trump rebate

Musk prevê o partido, que ainda não foi registrado oficialmente , como um partido que adota uma agenda pró-tecnologia, pró-liberdade de expressão e anti-regulamentação, com políticas centristas em todos os outros lugares.

O Partido América ainda não tem um site oficial, então tudo o que se sabe sobre sua ideologia política vem das postagens de Musk e dos retuítes de seus apoiadores.

Publicidade

Musk disse no X que o partido, quando formado, não lançará imediatamente um candidato presidencial, mas sim se concentrará nas disputas pela Câmara e pelo Senado.

Trump, por sua vez, disse que Musk “saiu dos trilhos”.