Imagem da matéria: CVM da Alemanha diz que Binance pode ter cometido crime ao lançar ações tokenizadas
Foto: Shutterstock

O supervisor financeiro da Alemanha, o BaFin, afirmou em nota publicada nesta quarta-feira (28) que a exchange Binance pode ter violado as regras de valores mobiliários do país ao lançar ações tokenizadas.

Uma ação tokenizada é um ativo digital que acompanha o desempenho de títulos financeiros tradicionais, especialmente de títulos de empresas de capital aberto. Somente neste mês, a exchanges lançou quatro, entre eles a da Coinbase.

Publicidade

De acordo com o regulador, que é o equivalente local da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a emissão desse tipo de ativo exige um documento que ainda não foi emitido.

“Na Alemanha, os valores mobiliários não podem, em princípio, ser oferecidos ao público sem a publicação de um prospecto previamente aprovado pelo BaFin”, disse a entidade.

Se o crime for realmente constatado, a corretora pode ser obrigada a pagar uma multa de 5 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões), ou 3 por cento da última receita anual, segundo o regulador.

O que diz a Binance

Procurada pelo Portal do Bitcoin, a Binance disse em nota:

“Levamos nossas obrigações de conformidade muito a sério e estamos comprometidos em seguir os requisitos regulatórios locais onde quer que operemos. Vamos trabalhar com os reguladores para resolver quaisquer dúvidas que possam existir ou surgir”.

Publicidade

A corretora lançou o serviço de negociação de ações tokenizadas no início deste mês, seguindo os passos das corretoras Bittrex Global e FTX, que atuam nesse mercado faz algum tempo.

Os títulos foram disponibilizados para o Brasil e para outros países, mas não para os Estados Unidos, China, Turquia e outras jurisdições restritas que não foram informadas pela empresa.

A corretora diz que esses ativos digitais são produtos da CM-Equity – grupo alemão de investimentos – que seguem as diretrizes do BaFin e da Diretiva de Mercados em Instrumentos Financeiros da União Europeia, conhecida pela sigla MiFID II.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Ripple com logo do XRP

YouTube da Suprema Corte da Índia é hackeado para promover golpe com XRP

O canal do órgão público foi usado pelos hackers para propagar falsos anúncios sobre a XRP, a sétima maior criptomoeda do mercado
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Mandato de Kamala Harris pode ser melhor para o Bitcoin, diz VanEck

Donald Trump se lançou como o candidato pró-cripto, mas analistas da VanEck defendem que uma vitória de Kamala Harris seria um impulso maior para o Bitcoin
Ex-membro da OpenAI é fotografado no Senado dos EUA

Nova IA mostra ‘passos em direção aos riscos de armas biológicas’, alerta ex-OpenAI

Especialistas declararam que a Inteligência Artificial está avançando tão rápido que poderá se equiparar à inteligência humana em três anos
ilustração mostra vários gráficos DeFi

Mercados DeFi podem se recuperar com corte de juros pelo Fed, diz Bernstein

Para os analistas da empresa de pesquisa, os rendimentos das finanças descentralizadas podem se recuperar com corte de pelo menos 25 pontos percentuais