Imagem da matéria: “Criptomoedas estão balançando o sistema”, diz diretora do FMI
Christine Lagarde em conferência (Foto: Center for Global Development/Flickr)

A diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que as tecnologias financeiras das criptomoedas e blockchain estão balançando o sistema e precisam de regulamentação.

De acordo com a CNBC, em entrevista à rede na quarta-feira (10), Lagarde acredita que os novos modelos de negócios que estão aparecendo no sistema tradicional bancário são evidências de que o criptomercado está afetando o setor.

Publicidade

“Eu acho que o papel dos disruptores e qualquer coisa que esteja usando a tecnologia de contabilidade distribuída, quer você chame isso de criptomoeda, ativos, moedas, ou qualquer outra coisa que esteja claramente agitando o sistema”, disse ela.

Lagarde advertiu que tais mudanças no setor financeiro devem ser consideradas um alerta. Para isso, ela crê que as empresas de tecnologia que entram no espaço bancário “com força” devem estar sujeitas a regulamentação.

“Eles terão que ser responsáveis para que possam ser totalmente confiáveis. Não queremos inovações que abalariam tanto o sistema que perderíamos a estabilidade necessária”, disse a chefe do FMI.

FMI já sugeriu regulamentação

Em outubro do ano passado, o assunto sobre regular o criptomercado foi debatido no pela instituição que publicou um relatório.

Publicidade

O documento citou, então, o avanço da adoção das criptomoedas em diferentes setores do mercado financeiro e sugeriu a regulação das empresas que operam no espaço a fim de manter a estabilidade econômica.

Chefe do FMI é favorável ao setor

Em abril do ano passado, Lagarde escreveu um artigo no seu blog que conceituou positivamente o mercado de criptomoedas, destacando alguns de seus benefícios.

Um deles foi a execução de transações financeiras rápidas e fáceis. E se as moedas emitidas por entes privados seguem arriscadas e instáveis, pode surgir uma demanda que os bancos centrais forneçam formas de dinheiro digital.

Ela também falou sobre a tecnologia blockchain como um sistema de armazenamento seguro de registros e a proteção de direitos de propriedade.

Publicidade

“Poderia ajudar os mercados financeiros a funcionar com mais eficiência”, pontuou.

No entanto, em um outro artigo, Lagarde também apontou pontos negativos dos criptoativos, como o lado obscuro do mercado, inclusive seu uso para lavagem de dinheiro e terrorismo.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 34% dos jovens investidores entrevistados pela Rico possuem criptomoedas em suas carteiras

34% dos jovens investidores entrevistados pela Rico possuem criptomoedas em suas carteiras

Levantamento da Rico mostra que, junto com poupança, renda fixa e ações, as criptomoedas estão entre os principais investimentos dos jovens
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Kamala Harris promete manter os EUA “dominantes” em blockchain

A candidata democrata à presidência falou sobre blockchain em um discurso público na quarta-feira
Ilustração mostra rosto de Michael Saylor, da Microstrategy, envolto a raios ourados

MicroStrategy vai arrecadar US$ 700 milhões para comprar mais Bitcoin

A empresa de Michael Saylor, maior detentora de reservas corporativas de Bitcoin, planeja aumentar suas aquisições e quitar dívidas anteriores vinculadas ao BTC
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador