Mãos manipulando cotações
Indícios apontam para manipulação do preço da StormX (Foto: Shutterstock)

A repentina movimentação de preço da criptomoeda StormX no final de semana indica que o ativo pode ter sido alvo de manipulação de mercado. O token, que ocupava a 268ª posição no ranking do Coingecko de maiores criptomoedas por capitalização de mercado, teve uma valorização repentina de 138% e depois despencou até voltar ao patamar de antes — em termos de valor real, foi de US$ 0,0063 para US$ 0,015.

A questão fez até mesmo a corretora Binance se pronunciar. A usuária do Twitter @sisibinance, apontada pelo portal The Block como perfil real de uma funcionária da corretora para o mercado chinês, disse que a empresa está analisando o ocorrido e que pessoas prejudicadas podem entrar em contato com o suporte. 

Publicidade

“Em relação ao incidente de emergência do contrato STMX, a equipe relevante está lidando com isso com urgência. Mais informações serão sincronizadas com você mais tarde. Por favor, entre no serviço de atendimento ao cliente online para preencher o formulário de apelação”, disse ela em mandarim no Twitter.

O gráfico mostra que nas primeiras horas de sábado o token entrou em uma rota de alta fazendo praticamente uma linha reta para cima. Depois de duas horas, atingiu o pico e começou uma queda tão acentuada como a subida. 

Gráfico de preço do StormX (Fonte: CoinGecko)

A StormX é um projeto com apenas um foco: cashback. Os usuários baixam a carteira no celular e fazem compras nas lojas com parceria com o projeto (segundo o site oficial, são mais de mil lojas). O gasto irá gerar um retorno de cashback em formato da criptomoeda, que é depositada direto na wallet.