Keonne Rodriguez, desenvolvedor do Samourai Wallet, foi condenado na quinta-feira (6) a cinco anos de prisão por seu papel na criação do aplicativo de misturador (mixer) de Bitcoin.
Rodriguez se declarou culpado de conspiração para operar uma transmissão de dinheiro sem licença e recebeu sua sentença na quinta-feira.
Além da pena de prisão, Rodriguez foi multado em US$ 250 mil, segundo o repórter de tribunal Matthew Russell Lee, do Inner City Press. Ele deverá se apresentar para começar a cumprir a pena em 19 de dezembro.
O aplicativo Samourai Wallet permitia que as pessoas ocultassem suas transações de Bitcoin ao misturá-las com as de outros usuários, dificultando o rastreamento dos movimentos das moedas.
As autoridades dos Estados Unidos encerraram a plataforma no ano passado e prenderam os desenvolvedores Rodriguez e William Lonergan Hill, alegando que criminosos utilizavam o serviço e que os réus ignoraram essa realidade. Hill deve ser sentenciado em 19 de novembro.
O Departamento de Justiça dos EUA concordou, em julho, em retirar as acusações de lavagem de dinheiro depois que Hill e Rodriguez se declararam culpados de operar uma transmissão de dinheiro sem licença. A acusação de lavagem de dinheiro é mais grave e acarreta uma pena de prisão mais longa.
A acusação formal apresentada no ano passado alegava que “ao oferecer o Samourai como um serviço de ‘privacidade’, os réus sabiam que ele era um refúgio para criminosos praticarem lavagem de dinheiro em larga escala e evasão de sanções”.
Controvérsia sobre supostos crimes
Mas o caso Samourai tem sido controverso: grupos de defesa das criptomoedas no início deste ano e argumentaram que a acusação de transmissão de dinheiro era inválida, pois processar desenvolvedores de software que não controlam os fundos dos usuários estaria fora do escopo da legislação.
Misturadores de moedas são serviços que ofuscam transações com criptomoedas ao combiná-las, tornando os pagamentos mais difíceis de rastrear.
Aplicativos desse tipo ganharam destaque após as autoridades dos EUA proibirem os americanos de utilizarem o Tornado Cash, baseado no Ethereum, em 2022, alegando que criminosos usaram a plataforma para lavar dinheiro sujo. Em agosto, o desenvolvedor do Tornado Cash, Roman Storm, foi considerado culpado de operar uma transmissão de dinheiro sem licença.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
Por que apenas comprar quando você pode multiplicar? Invista com o MB e ganhe até 11% de cashback em Bitcoin. Abra sua conta e aproveite o Super Cashback!











