Imagem da matéria: Corretora de criptomoedas admite ter sofrido ataque de phishing
Foto: Shutterstock

A Bitfinex informou ao público no sábado (4) que um de seus funcionários foi alvo de um ataque de phishing. A corretora de criptomoedas afirma que nenhum sistema foi afetado e que os fundos de clientes não foram acessados de nenhuma forma, já que a infraestrutura da empresa está intacta. Mas, no mesmo informe, diz contas “inativas ou vazias” foram acessadas.

Conforme comunicado para a imprensa, o ataque afetou um funcionário responsável por suporte ao cliente. A exchange afirma que esse trabalhador não tinha credenciais para acessar bancos de dados ou fundos da empresa, tendo disponível apenas um pequeno conjunto de ferramentas do setor de helpdesk. 

Publicidade

“Em nenhum momento os ativos dos clientes na plataforma estiveram em risco, nem as informações de senha foram acessíveis. A maioria das contas de clientes afetadas estava vazia ou inativa. Continuamos analisando o incidente e as informações comprometidas. Estamos entrando em contato com todos os clientes afetados”, disse a Bitfinex no comunicado.

Por fim, a empresa disse que irá trabalhar com as autoridades de investigação para rastrear o autor do ataque. “Temos um forte histórico de obtenção de condenações bem sucedidas contra indivíduos que tentaram atacar as nossas operações no passado”, diz.

Segundo dados do CoinMarketCap, a Bitfinex é atualmente a 10ª maior corretora de criptomoedas do mundo. A empresa fundada em 2012 e com sede em Hong Kong, transaciona diariamente US$ 79 bilhões (R$ 387 bilhões) e disponibiliza 182 criptomoedas para seus clientes.