No final de junho deste ano, o Bitcoin vinha em forte alta, que já durava mais de 10 dias. A maioria das altcoins andava na contramão quando cotadas em BTC.
O Litecoin estava próximo de perder os 0,011 BTC – menor nível desde abril, quando começou o movimento de alta do Bitcoin.
Coloquei uma venda na Bitmex no 0,01075, pois sabia que rompendo este suporte iria buscar 0,09675 (10% de queda) bem rápido.
O fatídico dia 26 de junho
O Bitcoin continuava sua trajetória de alta, fazendo com que o LTC caísse aproximadamente 8% do nível que vendi. Foi então que veio um flash crash no Bitcoin, derrubando para aproximadamente US$ 11.600 (-16%).
Neste mesmo instante, o futuro do Litecoin na Bitmex disparou para níveis de 0,01150, ou seja, 7% acima do preço que eu havia vendido — ‘stopando’ minha posição e encerrando o trade.
No dia seguinte, mesmo com o Bitcoin em queda, o Litecoin foi para baixo de 0,097, onde seria meu stop gain de 10% — vide gráficos abaixo:
Seria uma questão de deixar mais margem?
Quando opero alavancado, sempre deixo muita margem depositada na exchange. Desta forma, se por algum motivo decido aumentar meu stop loss, consigo fazê-lo imediatamente.
Caso contrário, seria necessário aguardar o envio dos BTCs para a exchange, e isto não é imediato. No caso deste short, eu havia definido um stop de 5%.
E se tivesse tempo de alterar o stop?
Não recomendo a ninguém alterar stops no calor do trade, de cabeça quente, enquanto está perdendo. Esta é a forma mais comum de jogar dinheiro fora.
O trade precisa ser desenhado antes da execução: nível de entrada, stop loss, stop gain… E mais importante: se irá dobrar o tamanho ao atingir o ganho, acreditando num movimento de mais longo prazo.
Isto teria ocorrido para quem só opera comprado?
Esta é uma falácia muito comum, pois é repetida pelos youtubers que vendem grupos de sinais e carteiras recomendadas.
O sonho é de que comprando altcoins, o usuário nunca será stopado (perder tudo), já que não opera alavancado.
Eu poderia ter deixado um stop no -30%, havia margem suficiente para tal. Da mesma forma, quem comprou Litecoin no 0,014 BTC estava amargando uma queda de 23% e atualmente está entregando 45%.
Quem é melhor trader? Eu que perdi 5% ou esse comprador de Litecoin?
Sobre o autor
Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017 faz arbitragem e trading de criptomoedas, além de ser cofundador do site de análise de criptos RadarBTC