Vista aérea da cidade de Busam, Coreia do Sul
Shutterstock

A prefeitura de Busan, segunda maior cidade da Coreia do Sul, anunciou nesta quinta-feira (21) a criação de uma exchange que não listará criptomoedas e vai operar somente com negociação de commodities tokenizadas em blockchain. Segundo o anúncio, a licitação será realizada em outubro e, portanto, os investimentos virão da iniciativa privada.

“Depois de passar por um processo de oferta pública a partir de meados de outubro, um operador comercial será selecionado em novembro e a entidade será lançada dentro de um ano”, diz o anúncio.

Publicidade

De acordo com a publicação, a “Busan Digital Asset Exchange”, como será nomeada, vai contar com o fornecimento de toda a infraestrutura necessária do governo de Busan, além de apoio administrativo e financeiro.

O objetivo, segundo o governo, é que o novo empreendimento possa transformar Busan em uma cidade com tecnologia blockchain de ponta até até 2026, descrita como “Cidade Blockchain Busan”. A publicação acrescenta ainda que o lançamento público deve ocorrer no primeiro semestre de 2024 e avançar nos anos seguintes.

Inovação com tecnologia Blockchain

Busan também planeja criar um fundo de 100 bilhões de won (cerca de R$ 370 milhões) para apoiar o desenvolvimento da tecnologia que surgiu como Bitcoin, ou seja, a criação de um Fundo de Inovação Blockchain, de acordo com informações do site local News1 Korea.

Em relação ao tipo de protocolo, o News1 afirma que o governo estuda um blockchain aberto como as redes Ethereum e Cosmos.

Publicidade

O motivo de criar uma rede própria seria pelo desconforto dos usuários que já contam com pequenos serviços em blockchain na cidade, como vouchers digitais, gerados em diferentes locais já existentes.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração mostra vários gráficos DeFi

Mercados DeFi podem se recuperar com corte de juros pelo Fed, diz Bernstein

Para os analistas da empresa de pesquisa, os rendimentos das finanças descentralizadas podem se recuperar com corte de pelo menos 25 pontos percentuais
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Ex-Corinthians, Jucilei perdeu R$ 45 milhões na pirâmide do ‘Sheik das Criptomoedas’

“CEO” da empresa que enganou o ex-jogador é na verdade um ator uruguaio contratado por Francisley Valdevino, o Sheik, revelou o Fantástico
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Mandato de Kamala Harris pode ser melhor para o Bitcoin, diz VanEck

Donald Trump se lançou como o candidato pró-cripto, mas analistas da VanEck defendem que uma vitória de Kamala Harris seria um impulso maior para o Bitcoin
CEO da Seti institute, Bill Diamond fala em evento

Caçadores de ETs usam IA para procurar fenômenos e sinais alienígenas no espaço

À medida que aumentam os avistamentos de OVNIs, o instituto SETI usa IA para escanear os céus