CZ Zhao, Binance
CHangpeng “CZ” Zhao (Foto: Reprodução)

O CEO da Binance não está feliz com a revista Bloomberg.

Changpeng Zhao (ou CZ) está processando a Bloomberg Businessweek por três declarações supostamente difamatórias publicadas neste mês pela edição chinesa da revista — distribuída em Hong Kong — e suas contas afiliadas no Twitter e no Facebook.

Publicidade

De acordo com uma cópia do processo enviado ao Supremo Tribunal de Hong Kong na última sexta-feira (22) e obtido pelo Decrypt, CZ está processando a edição chinesa da Bloomberg Businessweek por sua versão do artigo americano da Bloomberg, intitulado: “Can Crypto’s Richest Man Stand the Cold?” — ou “O homem mais rico do mundo cripto vai aguentar a pressão?”, em tradução livre.

CZ está pedindo indenização porque a edição chinesa da Bloomberg Businessweek escreveu, tanto na versão impressa como na on-line, uma frase que significa “o esquema de pirâmide de Changpeng Zhao”. CZ também está processando a revista por reutilizar essa frase outras duas vezes em outras publicações no Twitter e Facebook que promoviam o artigo sobre ele.

Representantes da Binance disseram ao Decrypt que a ação de CZ é “um processo pessoal”, sem qualquer relação com a corretora de criptomoedas.

A abertura do processo por CZ em Hong Kong alega que as declarações publicadas “foram calculadas para expô-lo ao ódio, desprezo e ridículo”.

“Quiseram diminuir [CZ] ao nível de membros direitistas da sociedade no geral, principalmente os (existentes ou possíveis) membros da comunidade cripto e (existentes ou possíveis) contrapartes comerciais de [CZ]”, alega a acusação.

Publicidade

De acordo com o processo, o advogado do CEO também alega que as declarações foram “publicadas de forma sensacionalista”.

CZ diz que reportagem é difamatória

Mas isso não é tudo. De acordo com um Memorando de Lei enviado em Nova York na sexta-feira em relação ao caso de Hong Kong, o advogado de CZ alega que a versão original em língua inglesa do artigo também continha declarações difamatórias.

Os documentos de Nova York alegam que o artigo original “continha diversas alegações sérias e difamatórias feitas contra Zhao e Binance que eram completamente infundadas e obviamente destinadas para enganar leitores a acreditarem que Zhao e Binance estavam envolvidos em atividades ilegais ou inadequadas”.

Mais especificamente, a denúncia em Nova York se opõem à publicação da Bloomberg de que “na Binance, a suspeita possui uma certa completude” e que a Binance é “um enorme cassino de ‘shitcoins’” — declarações que CZ acredita serem difamatórias.

Os comentários aqui dizem tudo. Embora grande parte dos jornalistas da Bloomberg seja boa, desta vez, foi ruim.

Bloomberg: Ei, vamos fazer um artigo legal sobre você, convidar você pra fazer sessões de foto etc. Depois, mudam a história de última hora. Ignoram todos os comentários positivos que conseguiram de terceiros. Só escolheram os [comentários] antigos e negativos. E ainda colocam você na capa. Que porra é essa? Amadores.

Publicidade

Em Hong Kong, CZ busca uma liminar que impeça a revista de republicar as declarações supostamente difamatórias novamente, além de remover e revogar as declarações, junto com as indenizações, os juros e as despesas.

Processos de CZ

Esta não é a primeira vez que CZ processa um grupo de mídia por difamação. Em 2020, CZ apresentou uma queixa contra a Forbes nos EUA.

Ele processou a revista e dois repórteres porque um artigo da Forbes afirmava que a Binance tinha uma “elaborada estrutura corporativa e criada para intencionalmente enganar reguladores e sorrateiramente lucrar com investidores cripto nos Estados Unidos”.

Em seguida, CZ desistiu do processo.

Na segunda-feira (25), o executivo tuitou algo que provavelmente faz referência ao processo aberto em Hong Kong: “Responsabilize-se por suas ações”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Publicidade