Imagem da matéria: Caixa Econômica Federal tem melhor ouvidoria entre grandes bancos, aponta Banco Central
(Foto: Shuttertstock)

A Caixa Econômica Federal foi o grande banco que alcançou melhor pontuação no ranking do Banco Central (BC) que mede a qualidade dos serviços de ouvidoria das entidades financeiras brasileiras.

A lista, atualizada pelo BC a cada trimestre, mostra a Caixa Econômica com o terceiro maior índice (4,43) entre as instituições com mais de 4 milhões de clientes – o banco estatal tem 95,1 milhões.

Publicidade

A maior nota possível é 5 e foi obtida por apenas uma instituição no último trimestre, a OMNI, focada em serviços de crédito e financiamento e com 4,6 milhões de clientes. Em seguida aparece a Realize Crédito, Financiamento e Investimento (índice 4,74, com 4,8 milhões de clientes).

Outros bancos tradicionais figuram com notas menores. Bradesco (4,04), Santander (3,95), Itaú (3,71) e Banco do Brasil (3,66) aparecem em 8º, 10º, 11º e 12º, respectivamente.

Em relação ao trimestre anterior, somente o Itaú não apresentou evolução no índice entre os “bancões”.

Além da Caixa Econômica

Assim como ocorre no ranking de reclamações do Banco Central, instituições com menos de 4 milhões de clientes são classificados em uma lista à parte. É nela que figuram os principais bancos nativos digitais em operação no país.

Dentre eles, o Agibank obteve o melhor índice (4,12), aparecendo em 17º nessa lista. Também receberam avaliações as ouvidorias do Original (3,80), C6 (3,65) e Inter (2,81).

Publicidade

O Nubank, considerado a maior fintech brasileira e um dos mais conhecidos bancos nativos digitais, não teve ouvidoria avaliada pelo BC no período.

Sete instituições com menos de 4 milhões de clientes conseguiram obter a nota máxima e encabeçam a lista: Banco Renner, Banco Triângulo, CCB, Grupo Bonsucesso, Honda, Paraná Banco e Sorocred.

Como funciona o ranking

Segundo o Banco Central, o Índice de Qualidade de Ouvidorias é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento da instituição.

O ranking leva em conta fatores como a qualidade e tempo de resposta fornecida pela instituição, além da visão do cliente sobre o serviço da própria ouvidoria.

Publicidade

O índice não é calculado para instituições ou conglomerados que possuem, no período de referência, menos de 15 reclamações registradas no Banco Central e menos de 15 respostas apresentadas pela ouvidoria.

Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador