Mão de criminoso com luva preta saindo da tela de notebook em golpe financeiro na internet
Hacker furtou R$ 500 mil em Bitcoin de brasileiro (Foto: Shutterstock)

Um suposto golpista profissional de criptomoedas, que se passa por um “caçador de airdrops”, pode estar planejando um grande golpe com uma estratégia conhecida como Sybil, que é quando um cibercriminoso cria várias identidades falsas com a intenção de manipular uma rede descentralizada. O alerta foi dado no domingo (10) pelo usuário @lingland09 no X, antigo Twitter, e passou a ser repercutido na rede.

“Vamos divulgar as táticas Sybil desse indivíduo”, disse @lingland09, denunciado a criação de 21.877 carteiras de criptomoedas.

Publicidade

A estratégia do tipo ‘Sybil’ consistiu em financiar todas as carteiras com uma quantidade muito pequena de Ethereum e implantar dentro delas tokens GEM, criados pelo golpista, e então torná-las elegíveis a airdrops.

Assim ele poderia ganhar tokens de forma maciça quando eles chegassem ao mercado e os vender instantaneamente, numa espécie de rug pull que deixaria os outros usuários no prejuízo.

Para isso, o caçador de recompensas criou uma DEX (exchange descentralizada) própria para “aplicar transações entre suas carteiras indiretamente”, por meio de um robô trader que ele também criou, explicou @lingland09, manipulando o sistema através da grande quantidade de carteiras e esperando obter lucros desproporcionais com um airdrop.

A estratégia Sybil para airdrops

Esse tipo de estratégia foi aplicada em março deste ano envolvendo o airdrop do token de governança da rede Arbitrum, ARB, como relembrou o site Crypto.News nesta segunda-feira (11).

Na época, inclusive, o pesquisador de segurança de criptomoedas, X-explore, descobriu que as regras de detecção Sybil da Arbitrum tinham falhas, exploradas por quase 280.000 endereços que pertenciam a uma mesma pessoa.

Publicidade

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo