A plataforma de criptomoedas Bitso habilitará os usuários do seu aplicativo, em toda a América Latina, a pagar suas compras com cripto por meio de QR Code quando estiverem na Argentina. Essa é uma das formas de pagamento mais comuns no país, semelhante ao PIX aqui no Brasil.
A nova facilidade permite que visitantes estrangeiros viajem em criptomoedas e também evita ter que trocar moeda de outro país por pesos argentinos em casas de câmbio. Para os brasileiros que viajarem para a Argentina, pagar com QR Code será mais fácil, rápido, seguro e ainda oferecerá maior economia, evitando os altos custos referentes a taxas para compras com cartão no exterior.
A indústria de viagens voltou a crescer após uma queda nos últimos anos: as buscas no Google por lugares para viajar na América Latina aumentaram 113% este ano.
Em relação à adoção de criptomoedas, a América Latina se classifica como o sétimo maior mercado, de acordo com um estudo da Chainalysis e 78% dos latino-americanos preferem métodos de pagamento sem contato após a pandemia.
Dado esse contexto, e o fato de que o uso de QR é um meio de pagamento muito comum na Argentina (59% das pessoas o usaram este ano, contra 34% da média regional), o país passa a ser o primeiro onde a Bitso oferece o serviço.
“Estamos oferecendo aos turistas de todo o mundo a possibilidade de ‘viajar em cripto’ para a Argentina, usando um dos métodos de pagamento mais adotados no país”, disse Santiago Alvarado, Vice-presidente Sênior de Produtos da Bitso.
“A maioria dos restaurantes, supermercados e lojas em geral aceitam pagamentos por QR. Ao habilitar este produto para estrangeiros que visitam a Argentina, estamos contribuindo para seu dinheiro não perder valor. Agora os viajantes não precisarão mais ir a uma casa de câmbio para obter pesos argentinos em espécie e poderão pagar com criptomoedas em segundos, com uma experiência sem contato e com a facilidade de usar o celular”, completa.
Para efetuar um pagamento com QR na Argentina por meio do aplicativo, o visitante estrangeiro pode escolher entre dólares digitais (USD stablecoins), bitcoin (BTC), ether (ETH) ou DAI. Após escolher a criptomoeda, a Bitso faz uma conversão automática com a melhor taxa de câmbio e, em seguida, efetua o pagamento ao comerciante em moeda local.
Estreia na região
No final de setembro, a Bitso lançou a solução de pagamento com QR em criptomoedas para argentinos, permitindo que usuários locais pudessem pagar com seu saldo no aplicativo da Bitso digitalizando o QR de outras empresas de pagamento habilitadas pelo Banco Central.
Com isso, a Bitso tornou-se a primeira empresa de criptomoedas a oferecer pagamento por QR na Argentina e, agora, a solução foi estendida a estrangeiros que visitam o país.
Além disso, em maio deste ano, a empresa ativou a função Bitso+, que permite retorno anual de até 8% sobre o saldo em criptomoedas elegíveis, protegendo o poder de compra dos usuários no país.
Como pagar em cripto por QR?
No canto superior direito do aplicativo da Bitso, clique no botão com QR verde e a câmera se abre, permitindo escanear o código exibido na loja – de qualquer empresa de pagamento autorizada pelo Banco Central – para concluir a compra. Você escolhe a moeda com a qual quer pagar, escreve o valor a pagar e o app faz a conversão instantaneamente. O comerciante recebe o pagamento em pesos, como em qualquer carteira virtual.