Ilustração mostra mãos segurando moeda de bitcoin entre o polegar e o indicador
Shutterstock

A mais nova atualização do Bitcoin Core entrou em funcionamento na quarta-feira (6). O Bitcoin Core “v.26.0” traz novas funções para os nós da rede blockchain, tanto na comunicação entre essas entidades e como são estruturadas.

O Bitcoin Core um software de código aberto derivado do cliente original criado por Satoshi Nakamoto. A versão 25 foi lançada em maio deste ano e trouxe novos recursos para a blockchain, correções de bugs e melhorias de desempenho.

Publicidade

A nova versão do Bitcoin Core traz uma versão experimental da proposta de melhoria da rede do Bitcoin BIP 324, que prevê uma alteração na forma como são criptografados os nodes (Nós) da blockchain, de forma a torná-la mais resistente à censura.

Bruno Ely Reis Garcia, programador que foi o único brasileiro a colaborar com a mudança do Bitcoin Core que possibilitou a atualização Taproot (atualização mais importante do bitcoin em quatro anos), falou sobre o que considera as mudanças mais importantes dessa nova versão e citou justamente a proposta do BIP 324.

“O recurso mais legal para mim dessa versão é o v2 transport protocol (BIP324). Vai possibilitar uma comunicação privada entre os nós”, disse.

O programador também citou uma nova funcionalidade nomeada AssumeUTXO: “Também foi incluída nessa versão e é um recurso bem legal porque permite sincronizar um nó de maneira mais rápida”.

Publicidade

Garcia revisou essas duas funcionalidades, mas colaborou mais ativamente com a v2 transport protocol.

Mas o novo Bitcoin Core mexe com outros aspectos além dos nós: estabelece várias alterações nos procedimentos de chamada remota (RPCs, na sigla em inglês), incluindo aquelas relacionadas a carteiras e alterações na interface gráfica do usuário (GUI, na sigla em inglês).