“O que você pensa sobre Bitcoin e criptomoedas?”. A pergunta foi feita para o bilionário americano Bill Gates, quarto homem mais rico do mundo, durante um eveno do tipo AME (sigla em inglês para Pergunte-me qualquer coisa) que ocorreu no Reddit na quinta-feira (19).
“O valor da criptomoeda é apenas o que outra pessoa decide que outra pessoa pagará por isso, não agregando à sociedade como outros investimentos”, disse o empresário, pioneiro da informática, em resposta ao usuário ‘/btccbt’. Antes, ele ressaltou: “Eu não possuo nenhum bitcoin”.
Gates fez o mesmo discurso histórico de grandes investidores que batem na tecla ‘lastro’, ou seja, de que o Bitcoin não possui nenhuma garantia a não ser a crença que os detentores têm na moeda.
Sobre o que agrega à sociedade, em sua visão, comentou: “Eu gosto de investir em coisas que têm um resultado valioso. O valor das empresas é baseado em como elas fazem ótimos produtos”.
“Ele é amigo de Warren Buffet, a resposta obviamente não seria diferente”, comentou o usuário ‘Maneomud’.
Gates, que respondeu várias perguntas sobre a pandemia de Covid-19 e também sobre Agricultura, aproveitou o evento para divulgar seu novo livro ‘How To Prevent The Next Pandemic’ (Como Prevenir a Próxima Pandemia).
Atualmente, o empresário, que junto com Paul Allen fundou em 1975 a Microsoft, está focado nas ações filantrópicas da Fundação Bill e Melinda Gates, entidade fundada há 22 anos.
A fala de Bill Gates sobre o Bitcoin, contudo, não é novidade. Em fevereiro deste ano ele já tinha a posição, porém neutra. “Não possuo Bitcoin e nem aposto contra”, disse em entrevista à CNBC.
Na época, Gates também chegou a criticar a demanda por eletricidade para a produção de apenas uma moeda. Criticou também as transações irreversíveis de bitcoin — por conta do seu código, uma vez executada a transação, não pode ser mais revertida.