Pela segunda vez em menos de dois meses, o Banco Central emitiu um alerta aos bancos de risco de ataque ao sistema financeiro. Desta vez o aviso foi sobre uma “movimentação atípica no mercado” relacionada à busca por operadores da stablecoin Tether (USDT).
A informação foi dada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na segunda-feira (18), que disse ter recebido o alerta na tarde de domingo.
Segundo a Febraban, a movimentação estaria associada a um possível ataque a participantes do sistema de pagamentos brasileiro. O BC não emitiu nenhum comunicado sobre o caso, que foi noticiado inicialmente pela Reuters.
“De imediato, a Febraban comunicou aos seus bancos filiados que participam de seus Comitês de Prevenção a Fraudes e de Cyber Segurança para que tomassem todas as iniciativas possíveis para se evitar o possível ataque”, disse a federação de bancos, por meio de nota.
Leia também: Tether congelou R$ 32 milhões em USDT do hack ligado ao Banco Central
Procurado pela Reuters, o BC não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
No início de julho, o Banco Central informou que ocorreu um ataque cibernético aos sistemas da C&M Software, que atende instituições financeiras sem infraestrutura de conectividade, levando ao desligamento do acesso das instituições às infraestruturas operadas pela empresa.
De acordo com as autoridades, o ataque afetou pelo menos seis bancos e causou um prejuízo de mais de R$ 500 milhões à empresa de pagamentos BMP, maior afetada do caso.
Na época, ao Portal do Bitcoin, a BMP confirmou que os hackers tentaram converter parte dos valores desviados em USDT, mas conseguiu recuperá-los após a plataforma usada na tentativa de conversão detectar a fraude e bloquear as operações.
Os invasores tentaram converter parte dos valores roubados em criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Tether (USDT). Rocelo Lopes, CEO da SmartPay, também confirmou à reportagem que sua equipe, bem como outras mesas de OTC, detectaram movimentações atípicas de BTC e USDT na madrugada do dia 30 de junho.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!