Buscar no site

Bank of America diz que bancos caminham para um futuro na blockchain

Relatório do gigante de Wall Street, Bank of America, destaca os avanços regulatórios em relação às stablecoins e aos depósitos tokenizados

fachada do bank of america em los angeles, califórnia
Shutterstock

Os bancos dos Estados Unidos estão entrando em uma transição plurianual rumo a um modelo financeiro cada vez mais baseado em blockchain, de acordo com um relatório recente do Bank of America.

Segundo o banco, a política de criptomoedas nos EUA está avançando da teoria para a prática, à medida que reguladores como o Controlador da Moeda dos EUA (OCC), o FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation – órgão que garante depósitos bancários), e o Fed, o banco central americano, passam a definir regras mais claras para stablecoins e depósitos tokenizados.

Esse movimento tende a integrar as criptomoedas ao sistema bancário tradicional e regulamentado, afirma um relatório do Bank of America citado pelo CoinDesk na segunda-feira (15).

Leia também: O que é blockchain? A base das criptomoedas

Abertura dos reguladores

Um dos principais marcos destacados é a aprovação condicional, pelo OCC, de licenças bancárias fiduciárias nacionais para cinco empresas de ativos digitais. O Bank of America avalia que essas licenças abrem caminho para que stablecoins e serviços de custódia cripto operem dentro do sistema bancário, desde que sigam exigências rigorosas de liquidez, conformidade e gestão de riscos.

O relatório também aponta que o FDIC deve publicar um aviso de proposta de regulamentação detalhando como stablecoins de pagamento emitidas por subsidiárias de bancos supervisionados poderão ser autorizadas.

Essas regras fazem parte da Lei GENIUS, que regula as stablecoins nos EUA, e devem ser finalizadas até julho de 2026, com implementação prevista para janeiro de 2027.

Leia também: O que é tokenização de ativos do mundo real?

No campo da estrutura de mercado, o Bank of America citou iniciativas do JPMorgan e do banco DBS, de Singapura, voltadas à criação de sistemas interoperáveis para transferências de valor tokenizado.

Para o banco, esse movimento reforça o debate entre o uso de stablecoins e depósitos tokenizados e aponta para um futuro em que títulos, ações, fundos e pagamentos internacionais passem a operar diretamente na blockchain.

Não perca a chance de investir em uma cripto que já entregou mais de 5.900% de retorno em seu histórico! Compre Solana (SOL) no MB de forma fácil, segura e transparente.