Uma baleia fez uma transferência de 11.203 unidades de bitcoin entre duas carteiras desconhecidas na manhã desta quinta (05), alertou no Twitter a conta do Whale Alert, que monitora grandes movimentações no mercado de criptomoedas. A transferência, cujo montante de BTC equivale a cerca de R$ 2,2 bilhões, foi incluída no bloco 694294 pouco depois das 7h. A taxa cobrada pela transação foi de apenas R$ 470.
Por conta dos dois endereços serem desconhecidos, não é possível determinar se foi uma única baleia, um investimento institucional ou exchange, e nem mesmo por meio do mercado balcão (OTC), que costuma fechar valores ‘redondos’, como por exemplo ‘11.000 BTCs’ ou ‘11.200’ BTCs se fosse o caso.
No entanto, para o CEO da plataforma de análise onchain Crypto Quant, Ki Young Ju, “alguém está comprando muitos bitcoins e 99% das transações estão acontecendo fora das exchanges”, comentou ele na terça (03).
Sempre que um montante de bitcoins dessa magnitude se move no mercado gera uma apreensão de que alguém pode começar um despejo dos ativos e levar o BTC à queda de preço. De acordo com os dados da blockchain, o endereço do remetente transacionou apenas duas vezes. Já o endereço que recebeu, conta apenas esta transação.