Imagem da matéria: Ataques de bots disparam 83% na América Latina, revela pesquisa
Foto: Shutterstock

A empresa de análise de risco LexisNexis Risk Solutions lançou nesta terça-feira (6) o relatório “Panorama Global de Fraude e Identidade”, que traz dados sobre o impacto das fraudes financeiras em diversas regiões do mundo, incluindo América Latina.

De acordo com o estudo, as carteiras digitais representam um quinto das perdas por fraude na região da América Latina, com comerciantes de comércio eletrônico no Brasil, Chile e Colômbia sendo vítimas de mais fraudes do que outros segmentos.

Publicidade

Segundo o estudo, isso é um reflexo da alta adoção das novas tecnologias pela população. No Brasil, por exemplo, foram registradas 1,6 bilhão de transações com o modelo de pagamento instantâneo em apenas um mês. 

“Em uma das economias mais importantes da América Latina [Brasil], 70% da população adotou esse modelo em menos de dois anos”, diz um trecho do estudo. 

Como resultado disso, as fraudes estão se fortalecendo no ambiente digital. A LexisNexis Risk Solutions identificou que os ataques de bots maliciosos, ou seja, golpes que não são aplicados diretamente por humanos, cresceram 155% globalmente na comparação anual. 

A América Latina aparece na segunda posição, ao registrar um crescimento de 83% em ataques de bots, atrás apenas da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), cuja alta dessa ofensiva chega a 98%.

Publicidade

Os ataques iniciados por humanos também subiram 32% no último ano. “O rápido aumento [desse ataque] no ano passado pode ser atribuído principalmente ao domínio de golpes de engenharia social direcionados no setor de serviços financeiros. Essas formas de ataque podem levar mais tempo, mas também oferecem retornos maiores para os fraudadores”, diz um trecho do estudo da LexisNexis Risk Solutions.

Riscos das novas tecnologias

A pesquisa argumenta que, nesse cenário, as empresas que oferecem serviços de novas tecnologias, como aquelas do setor de criptomoedas e da categoria Buy Now, Pay Later (“Compre agora, pague depois”), podem ganhar confiança dos reguladores trabalhando em conjunto com setores estabelecidos no combate de fraude existentes, como aquelas de engenharia social que são comuns no espaço cripto.

Ao mesmo tempo, os consumidores que transacionam no espaço digital também devem ficar atentos, já que existem riscos na jornada do cliente, com golpistas criando estratégias de ataque em todas as etapas. 

“A fraude digital continuou a crescer à medida que as economias em todo o mundo foram reabertas em 2022. A última onda de golpes mostra como o cenário das fraudes continuará a se transformar. As organizações precisam usar modelos flexíveis de prevenção de fraude juntamente com uma abordagem de autenticação adaptável”, disse em nota à imprensa Stephen Topliss, vice-presidente de fraude e identidade da LexisNexis Risk Solutions.

Publicidade

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Banco Central dos EUA corta juros em 50 pontos; Bitcoin supera os US$ 60 mil

Federal Reserve cortou juros depois de quatro anos diante de temores sobre inflação descontrolada e risco de recessão nos EUA
Imagem da matéria: 34% dos jovens investidores entrevistados pela Rico possuem criptomoedas em suas carteiras

34% dos jovens investidores entrevistados pela Rico possuem criptomoedas em suas carteiras

Levantamento da Rico mostra que, junto com poupança, renda fixa e ações, as criptomoedas estão entre os principais investimentos dos jovens
Imagem da matéria: Moo Deng: conheça o token da bebê hipopótamo que já valorizou 350% na semana

Moo Deng: conheça o token da bebê hipopótamo que já valorizou 350% na semana

Em apenas duas semanas, a memecoin Moo Deng (MOODENG) já viu seu valor de mercado disparar para mais de US$ 100 milhões
Ilustração por IA com hamster usando celular e envolto a moedas douradas

Veja como receber os tokens do airdrop do Hamster Kombat diretamente na sua corretora; prazo termina na sexta-feira (20)

Para participar do airdrop do token HMSTR é preciso escolher entre a Binance, OKX, Bybit, EBI e carteiras ligadas ao Telegram; veja como fazer