Imagem da matéria: As homenagens ao Bitcoin e a Satoshi Nakamoto ao redor do mundo
Estátua de Satoshi Nakamoto na Hungria (Foto: Divulgação/Statue of Satoshi)

Devido à natureza nebulosa e digital do Bitcoin, algumas pessoas costumam ter dificuldade em compreender o que é e como funciona a maior criptomoeda – e por que ela cresce tanto ao longo do tenpo.

Ao longo dos anos, artistas têm explorado maneiras de mostrar a importância do Bitcoin de uma forma física, para além dos algoritmos. Algumas das homenagens têm sido permanentes e outras temporárias. Vamos dar uma olhada nesses monumentos, estátuas e homenagens criados por artistas e entusiastas de todo o mundo.

Publicidade

Hungria

estatua satoshi nakamoto
Estátua de Satoshi Nakamoto na Hungria (Foto: Divulgação/Statue of Satoshi)

Em um parque em Budapeste, Hungria, há um busto do misterioso criador do Bitcoin, conhecido apenas como Satoshi Nakamoto. Nakamoto parou de postar sob o pseudônimo logo após lançar o software do Bitcoin. Ninguém conhece sua verdadeira identidade.

O busto de Nakamoto, revelado em 2021, está envolto em um capuz. O rosto é composto por um composto de bronze-alumínio, um material que atua como um tipo de espelho, de modo que quem fica em frente ao busto vê seu próprio rosto, explica o site Statue of Satoshi.

Esse espelho é uma referência sutil ao “Somos todos Satoshi”, um refrão comum no mundo do Bitcoin, destacando que a moeda digital agora está nas mãos da comunidade descentralizada, já que Satoshi Nakamoto desapareceu.

EUA

Um rato inflável coberto de referências ao Bitcoin colocado fora do Federal Reserve em Nova York como uma homenagem a Satoshi Nakamoto (Foto: Reprodução/Nelson Saiers)
Um rato inflável coberto de referências ao Bitcoin colocado fora do Federal Reserve em Nova York como uma homenagem a Satoshi Nakamoto (Foto: Reprodução/Nelson Saiers)

Em 2018, o artista matemático Nelson Saiers, conhecido por seus comentários culturais artísticos, ergueu um inflável esquisito em forma de rato em Wall Street, dedicado ao Bitcoin.

Publicidade

O “rato do Bitcoin” foi colocado bem em frente ao prédio do Federal Reserve Bank de Nova York. O Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, é uma poderosa instituição financeira encarregada de gerenciar o fornecimento de dinheiro do país.

Saiers colocou a questão: Será que o Bitcoin, um azarão nos círculos financeiros, semelhante a um rato coberto da cabeça aos pés em equações matemáticas, poderia um dia superar o sistema financeiro existente? “Warren Buffett chamou o Bitcoin de ‘veneno de rato ao quadrado’, mas se o Fed é um rato, então talvez veneno de rato seja algo bom”, disse Saiers ao CoinDesk na época.

Rússia

Uma grande esfera de pedra erguida em Yekaterinburg, na Rússia, em pelo menos um momento teve o símbolo do Bitcoin pintado nela.

O assunto da esfera imponente foi alterado várias vezes ao longo dos anos, dependendo da cultura da época, de acordo com o Russia Beyond. A esfera de pedra já assumiu a forma de um pássaro irritado e uma pokébola do Pokemon. E em 2017, “artistas rebeldes” temporariamente a transformaram em um monumento do Bitcoin.

Publicidade

Alemanha

Um homem que se identifica apenas como “Bitman” no Twitter tem o hábito único de projetar o símbolo do Bitcoin em prédios importantes em toda a Europa.

Em uma noite, ele projetou o símbolo do Bitcoin no Banco Central Europeu (BCE), localizado em Frankfurt, Alemanha, por várias horas. Assim como o Federal Reserve, o BCE é uma das instituições financeiras mais importantes do mundo. 

Os espectadores se reuniram ao redor do prédio para observar o símbolo. “Mesmo as pessoas que não possuem Bitcoin, que estavam lá por acaso, celebraram as instalações de luz. E esse é exatamente o plano. Bitman quer mostrar ao mundo a melhor alternativa ao sistema fiduciário – O BITCOIN,” escreve ele.

A “equipe do Bitman” aceita doações por seus serviços, com o objetivo de educar a Europa sobre os benefícios do Bitcoin. Bitman tornou pública sua metodologia para projetar o símbolo do Bitcoin em superfícies, para que outros também possam fazê-lo.

Eslovênia

O primeiro monumento do Bitcoin foi erguido em 2018 em Kranj, a terceira maior cidade da Eslovênia.

De acordo com a Reuters, a escultura é feita de três toneladas de metal. Ela está localizada no centro de uma rotatória na cidade. O prefeito de Kranj, Bostjan Trilar, disse à Reuters que o símbolo do Bitcoin foi escolhido por demanda popular.

Publicidade

O monumento foi financiado pela exchange de Bitcoin Bitstamp e pela empresa de software 3fs.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.