Imagem da matéria: Agora você pode armazenar as chaves privadas de sua carteira de Bitcoin através de cores
Shutterstock

Esqueça listas de palavras e combinações alfanuméricas: uma nova ferramenta para o Bitcoin permite que você esconda a chave de suas criptomoedas dentro de um “arco-íris”.

O desenvolvedor de Bitcoin Entero Positivo lançou o “BIP39Colors” no mês passado, uma ferramenta de código aberto que pode converter a frase mnemônica BIP39 em uma série de cores e vice-versa.

Publicidade

“Com este método, você pode converter sua frase de 12 palavras em 8 cores (ou sua frase de 24 palavras em 16 cores)”, ele explicou ao Decrypt. “Então você pode converter suas cores de volta à sua forma original de palavras.”

BIP39 é um padrão para gerar a seed, um conjunto ordenado de 12 a 24 palavras que contém as informações necessárias para criar uma chave privada, por sua vez usada para criar e acessar uma carteira Bitcoin.

A padronização de frases mnemônicas tem a proposta de tornar mais fácil para os usuários recuperarem suas criptomoedas no caso de perderem seu dispositivo de carteira, convertendo sua complexa chave privada em um conjunto de palavras legíveis.

A maioria dos fornecedores de carteiras hoje incentivam os usuários a escrever suas 12 palavras em uma folha de papel como backup, e para impedir que qualquer outra pessoa veja o código. Como Positivo explica, no entanto, armazenar criptomoedas através de uma lista de palavras 12 é muito óbvio para hackers ou ladrões que se deparam com a lista.

Publicidade

As cores, pelo contrário, “estão por toda a parte.” Uma chave privada poderia estar escondida à vista de todos, e um ladrão não seria capaz de enxergar o código e roubá-lo.

“Um artigo com 12 palavras é mais suspeito do que uma paleta de cores rotulada como “as cores novas das paredes de casa”, por exemplo, ou dentro de um estilo.css do seu [site]”, disse ele.

Código hexadecimal

As cores geradas pela ferramenta são expressas como um código de cores hexadecimal, um sistema de seis dígitos que representa praticamente qualquer cor como uma combinação de vermelho, azul e verde. Essas cores podem ser armazenadas em “vários arquivos”, explicou Positivo, incluindo HTML, CSS ou a paleta de cores de um PNG.

Ao contrário do sistema baseado em palavras, não é preciso lembrar a “ordem” das cores para recuperar a semente: tudo o que importa é que todas as cores estejam presentes. O desenvolvedor acredita que a flexibilidade desse método de armazenamento poderia tornar mais difícil para os governos apreenderem o Bitcoin de alguém.

Publicidade

“Você pode dar uma cor à sua mãe, outra dentro do seu [site], outra escrita em um livro de web design… E no futuro recuperar sua seed dessas cores desconexas”, escreveu ele.

https://twitter.com/EnteroPositivo/status/1673230555150798849

O desenvolvedor também forneceu instruções para saber como decodificar as cores BIP39 de volta para sua frase mnemônica com apenas uma calculadora, não exigindo nenhuma ferramenta externa.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.