Imagem da matéria: SEC está de olho nos produtos de alto rendimento com bitcoin e ethereum da BlockFi
Foto: Shutterstock

As contas-poupança de alto rendimento com criptomoedas da BlockFi estão enfrentando ainda mais pressão de reguladores nos EUA e, agora, a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (ou SEC, na sigla em inglês) também está investigando a empresa, de acordo com a Bloomberg.

A empresa cripto com sede em Nova Jersey permite que usuários tomem e concedam empréstimos com uma ampla variedade de criptomoedas, como bitcoin (BTC) e ether (ETH), bem como stablecoins, como USD Coin (USDC) e tether (USDT).

Publicidade

Além disso, a taxa de retorno sobre criptomoedas lastreadas em dólar ultrapassa bastante a oferecida por bancos.

Atualmente, usuários podem ganhar 9,5% por suas alocações em tether, por exemplo. Depósitos em bitcoin geram retornos a uma taxa de juros de 4,5%.

BlockFi oferece taxas variáveis de juros para diversas criptomoedas populares (Imagem: BlockFi)

Agora, a SEC está analisando se essas contas de geração de rendimentos, chamadas de “BlockFi Interest Accounts” ou “BIAs”, são valores mobiliários. Se a comissão determinar que BIAs são de fato valores mobiliários, então a BlockFi estaria operando sem registrar esses produtos na SEC.

Nos últimos meses, reguladores financeiros nos estados americanos no Texas, Alabama, New Jersey, Kentucky e Vermont tiveram preocupações bem similares sobre os produtos da BlockFi.

Reguladores em Nova Jersey, por exemplo, exigiram que a BlockFi parasse de oferecer seus produtos a residentes do estado.

Empréstimos cripto viram alvo da SEC

Esta não é a primeira vez que a SEC tomou o setor de concessão e tomada de empréstimos como alvo.

Publicidade

Em setembro, a SEC ameaçou processar a Coinbase, de acordo com o CEO Brian Armstrong, se a empresa avançasse com seu produto Lend.

Assim como BIAs da BlockFi, Lend permitiria que usuários ganhassem juros de 4% sobre sua alocação de USDC. Em seguida, a empresa com sede em São Francisco desistiu de lançar o produto.

Enquanto isso, Celsius, uma empresa que também oferece juros sobre alocações em cripto, também está enfrentando repressão regulatória em muitos dos mesmos estados que têm a BlockFi como alvo.

Porém, empresas centralizadas não são o único objetivo da SEC. Gary Gensler, presidente da comissão, também direcionou sua atenção ao crescente setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi).

Publicidade

Muitos dos projetos descentralizados, como Aave e Compound, também oferecem instrumentos de geração de rendimentos não se diferenciam dos serviços da BlockFi e da Celsius.

Para tal, Gensler disse que “plataformas de Finanças Descentralizadas não apenas envolvem leis de valores mobiliários, como algumas plataformas também envolvem as leis de commodities e bancárias”.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Caroline Ellison pega 2 anos de prisão por crimes na FTX e Alameda

Caroline Ellison pega 2 anos de prisão por crimes na FTX e Alameda

A ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, recebeu uma sentença relativamente leve em troca de seu testemunho contra Sam Bankman-Fried
Prédio do Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, com bandeira

Mercado eleva para 67% projeção de maior corte de juros nos EUA nesta quarta

Federal Reserve define amanhã sobre corte de juros, e redução das taxas pode ter impacto positivo sobre o preço das criptomoedas
Ilustração mostra rosto de Michael Saylor, da Microstrategy, envolto a raios ourados

MicroStrategy vai arrecadar US$ 700 milhões para comprar mais Bitcoin

A empresa de Michael Saylor, maior detentora de reservas corporativas de Bitcoin, planeja aumentar suas aquisições e quitar dívidas anteriores vinculadas ao BTC
Ilustração por IA com hamster usando celular e envolto a moedas douradas

Veja como receber os tokens do airdrop do Hamster Kombat diretamente na sua corretora; prazo termina na sexta-feira (20)

Para participar do airdrop do token HMSTR é preciso escolher entre a Binance, OKX, Bybit, EBI e carteiras ligadas ao Telegram; veja como fazer