Imagem da matéria: Polícia da Venezuela apreende 269 máquinas de mineração de bitcoin em duas operações
Galpão de mineração de criptomoedas encontrado pela polícia da Venezuela (Foto: Policía Nacional Bolivariana)

Autoridades do governo da Venezuela fecharam na última quinta-feira (28) uma operação de mineração de bitcoin que era feita sem autorização do órgão regulador local e em área residencial.

Segundo reportagem do jornal local Noticiero Bitcoin, foram apreendidos 104 equipamentos de mineração em uma ação conjunta da Sunacrip (Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Conexas), da companhia de energia elétrica Corpoelec e da polícia.

Publicidade

A fazenda de mineração estava no estado de Miranda, no setor chamado Palo Verde, em uma área residencial. O gasto com mineração de cripto estaria sobrecarregando o Sistema Elétrico Nacional e foram registrados problemas no fluxo de energia na região.

A apreensão veio pouco tempo após uma outra operação também no estado de Miranda, no município de Zamora, feita há uma semana. Na ocasião foram apreendidos 165 equipamentos de mineração de bitcoin em um galpão no bairro de Guatire, conforme informou a Polícia Nacional Bolivariana pelas redes sociais no dia 21 de outubro.

Nesta, a operação foi fotografada com mais detalhes e como era a mineração. As máquinas usadas, segundo os registros, eram os modelos Antminer S9j, que custam certa de US$ 1 mil.

A polícia segue investigando onde existem locais de mineração de criptomoedas sem registro oficial.

Repressão contra mineração de bitcoin

A mineração na Venezuela tem sido alvo de forte repressão pelas autoridades. Já são diversos os casos de fazendas fechadas e equipamentos apreendidos.

Publicidade

Em abril, a Guarda Nacional da Venezuela apreendeu 76 equipamentos de mineração de bitcoin e altcoins. Conforme o comunicado, a força policial reteve os equipamentos durante uma abordagem na Ponte de Angostura, no estado de Bolívar (a Venezuela é dividida em 28 estados). O motivo alegado foi a presença de “inconsistências documentais”.

Em junho, novmente a Guarda Nacional da Venezuela atuou, dessa vez apreendendo 411 ASICs —  equipamentos criados especificamente para a mineração de criptomoedas — em duas operações conforme informações do portal Últimas Notícias.

Já em julho, a Guarda Nacional da Venezuela realizou duas operações na cidade de Puerto Ordaz para apreender máquinas de mineração de bitcoin de residentes acusados de possuírem autorização do governo para a realizar a atividade. Seis pessoas foram presas.

Segundo o portal local Nueva Prensa, foram 25 ASICs — equipamentos criados especificamente para a mineração de criptomoedas — apreendidas no total pelos agentes da Divisão de Inteligência e Estratégias Policiais (DIEP), acompanhados por um procurador do Ministério Público.

Publicidade

Corte na energia

Além disso, em julho, a empresa estatal de energia da Venezuela cortou sem aviso prévio o acesso ao sistema público de eletricidade de uma fazenda de mineração de bitcoin licenciada pelo governo. A Informação foi publicada pelo portal Cripto Notícias.

De acordo com uma fonte ouvida pelo veículo, que preferiu não divulgar o nome, funcionários da Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) — vinculada ao Ministério de Energia Elétrica da Venezuela — visitaram a área, localizada no estado de Carabobo, e removeram os fusíveis de alta tensão do local.