Imagem da matéria: Gestora de investimentos ligada ao Itaú faz compra de Ethereum para testar mercado
Foto: Shuttestock

A gestora Kinea, braço de investimentos do Itaú Unibanco com cerca de R$ 56 bilhões em ativos sob gestão, fez sua primeira compra em criptomoedas há cerca de dois meses, revelou à Folha de São Paulo domingo (17), o sócio e gestor dos fundos líquidos da empresa, Marco Aurélio Freire. Segundo ele, o aporte foi pequeno por ser em caráter experimental e a criptomoeda escolhida foi a Ethereum (ETH).

“Vejo as criptomoedas como uma tendência secular em que vale a pena ter uma exposição”, afirmou Freire ao jornal. O valor aportado em ETH não foi divulgado.

Publicidade

Para o gestor, a tecnologia do blockchain tem proporcionado um importante processo de descentralização do setor financeiro que faz sentido ter em carteira criptoativos. Sobre a preferência pelo ether e não pelo Bitcoin (BTC), Freire disse que o mercado de criptomoedas tem muito mais a oferecer.

“As pessoas geralmente confundem criptomoedas com bitcoin, só que no mercado de criptomoedas tem muito mais coisa do que só o bitcoin”, comentou Freire para a Folha, dando como exemplo o mercado de NFTs, que surgiu primeiramente na rede Ethereum.

Freire também discorreu sobre o mercado financeiro global e a visão da Kinea frente ao Real, destacando as incertezas tanto no cenário político quanto no econômico no Brasil. Por essas questões, o gestor afirmou que no momento não há como apostar na moeda brasileira. Para ele, o Brasil necessita de mais força para poder lidar com o cenário internacional.

Por conta da atual situação no Brasil, a diversificação internacional tem sido cada vez mais necessária, segundo o gestor, cujas carteiras carteiras globais detêm apenas 30% dos ativos alocados em reais, concluiu a reportagem. Por outro lado, concluiu a Folha, uma das principais apostas na carteira dos fundos multimercados está hoje em posições que se beneficiam de um aumento dos juros pelo Fed, o banco central dos EUA.

Publicidade

Itaú e as criptomoedas

O Itaú já travou várias batalhas judiciais no passado contra empresas de criptomoedas que tiveram suas contas encerradas pela instituição.

O negócio começou a mudar no início deste ano, quando o banco passou a falar sobre os investimentos no novo mercado, realizando até uma live sobre o assunto.

A instituição, contudo, foi uma das responsáveis pelo ETF de criptomoedas Hashdex Nasdaq Crypto Index (HASH11), criado e coordenado pelos bancos Genial e BTG Pactual.

VOCÊ PODE GOSTAR
jogo hamster kombat em tela de celular

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Puzzle deste domingo (15)

Procurando o combo diário, código cifrado e puzzle deste domingo? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no Hamster Kombat
Imagem da matéria: Correlação entre criptomoedas e ações é a maior desde 2022 após corte de juros nos EUA

Correlação entre criptomoedas e ações é a maior desde 2022 após corte de juros nos EUA

Há dois anos que as criptomoedas e a bolsa de ações dos EUA não tinham desempenhos tão próximos com fatores macroeconômicos guiando os preços
Imagem da matéria: Corte de juros nos EUA pode fazer as criptomoedas caírem? Entenda

Corte de juros nos EUA pode fazer as criptomoedas caírem? Entenda

Corte de juros nos EUA poderia elevar as preocupações sobre inflação e recessão no país, o que seria negativo para o mercado cripto, segundo alguns analistas
Ilustração do mascote do jogo Hamster Kombat do Telegram pulando entre moedas

Airdrop do Hamster Kombat acontece hoje; veja horário e onde negociar

A equipe do jogo mais popular do Telegram irá distribuir 60 bilhões de tokens HMSTR na manhã de quinta (26)