Imagem da matéria: Polkadot (DOT) avança na implementação de parachains e preço dispara; entenda
Foto: Shutterstock

A Polkadot, blockchain por trás da criptomoeda DOT, está concluindo os testes para a implementação de parachains no seu ecossistema, a última funcionalidade prevista para ser lançada na rede que está há pouco mais de um ano no mercado.

A parachain permite que projetos que utilizam diferentes blockchains de primeira camada rodem de forma paralela dentro do ecossistema da Polkadot. 

Publicidade

Por estarem conectados a uma cadeia principal chamada Relay Chain, os projetos se beneficiam da segurança, escalabilidade e governança do sistema compartilhado, ao mesmo tempo que têm a liberdade de personalizar sua própria blockchain para casos de uso específicos.

Atualmente, as parachains estão sendo testadas na Kusama — a rede de testes da Polkadot que possui sua própria criptomoeda, a KSM — antes de serem lançadas oficialmente na rede principal.

Nesta quarta-feira (13), Gavin Wood, o criador da Polkadot que também ajudou a fundar o Ethereum, disse que as parachains devem estar prontas até o final do ano.

Conforme divulgou no Twitter o usuário @danreecer_, o comentário do desenvolvedor aconteceu durante uma conferência de desenvolvedores de Polkadot que está acontecendo entre os dias 13 e 14 de outubro. Na ocasião, Wood disse estar “confiante de que os parachains serão tecnologicamente viáveis a partir de dezembro, com implantação na Kusama no final de outubro”. 

Publicidade

Ele continuou dizendo que “do ponto de vista tecnológico, acreditamos que não é irracional para Polkadot iniciar os preparativos para o leilão LP 6-9.”

O leilão que Wood menciona diz respeito às vagas que serão abertas para que projetos tenham a chance de se tornar uma parachain dentro da Polkadot. Na conferência, o desenvolvedor disse que apenas quatro vagas serão abertas para o próximo.

Uma proposta publicada nesta quarta-feira pelo Conselho da Polkadot no fórum de governança da rede, defende que o leilão inicie em 11 de novembro. Este será o primeiro leilão de vagas de parachain direto na rede da Polkadot. Na sua rede de testes Kusama, já ocorreram 11 leilões de slots desde junho, todos bem-sucedidos. 

DOT em alta

A criptomoeda DOT será usada pelos projetos nos próximos leilões. Essas disputas geralmente beneficiam os projetos que conseguem o apoio da comunidade por meio de crowdloan, um mecanismo de financiamento onde usuários emprestam seus tokens DOT para um grupo concorrer no leilão.

Publicidade

As novidades do dia parecem impulsionar o preço da DOT que, de acordo com o CoinMarketCap, é uma das criptomoedas que mais valorizam nesta quarta, em alta de 20% nas últimas 24 horas.

A Polkadot está sendo negociada por volta de US$ 41,53, sua melhor cotação desde maio. Naquele mês, a criptomoeda atingiu o seu recorde de preço de US$ 49,69. Para voltar a se aproximar da máxima histórica, a DOT precisa valorizar mais 16%.

VOCÊ PODE GOSTAR
hamster kombat jogo telegram

Faltam poucos dias para o airdrop do Hamster Kombat; veja como se preparar

Evento que promete ser o maior airdrop da história das criptomoedas vai distribuir 60 bilhões de tokens HMSTR na quinta-feira (26)
Imagem da matéria: Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Analistas dão como certo o corte de juros nos EUA, mas divergem quanto à sua magnitude e aos impactos no preço do Bitcoin e no mercado de criptomoedas
Imagem da matéria: Presidente da SEC enfrenta duras críticas por políticas anticripto no Congresso

Presidente da SEC enfrenta duras críticas por políticas anticripto no Congresso

Legisladores e comissários da SEC criticaram diretamente a agenda cripto de Gensler durante uma rara e marcante aparição de todo o corpo votante da agência na Câmara
hamster kombat de terno

Hamster Kombat revela quantidade de tokens que cada jogador irá receber; veja reações

Muitos jogadores ficaram descontentes com a recompensa que será creditada na próxima quinta-feira