Imagem da matéria: “Bitcoin não é dinheiro, é permuta”, afirma Banco Central do México
Foto: Shutterstock

De acordo com Alejandro Diaz, presidente do banco central do México, o Bitcoin não é dinheiro real. 

“Quem recebe Bitcoin em troca de um bem ou serviço, acreditamos que a transação é mais semelhante a uma permuta porque essa pessoa está trocando um bem por outro, e não dinheiro por um  bem”, disse Diaz. 

Publicidade

“Bitcoin tem mais características de um metal precioso do que uma moeda de curso legal”, acrescentou.

Bitcoin: uma reserva de valor pobre? 

Diaz disse que o Bitcoin também não é uma reserva confiável de valor, reforçando uma das narrativas mais populares compartilhadas por defensores da criptomoeda carro-chefe do mercado de criptoativos.

“As pessoas não vão querer que seu poder aquisitivo ou seu salário suba ou caia 10% de um dia para o outro. Você não quer essa volatilidade para o poder de compra. Nesse sentido, não é uma boa reserva de valor”, disse o governador.

Em El Salvador, o único país do mundo onde o Bitcoin tem curso legal, muitos cidadãos concordariam com Diaz. Os salvadorenhos protestaram bastante para impedir que o governo adotasse a criptomoeda como moeda de curso legal. 

Apesar da polêmica, bem como das advertências de organizações internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, avançou com a ideia do Bitcoin como moeda oficial, tornando o país o primeiro do mundo a fazê-lo.

Durante as primeiras horas do Bitcoin como moeda oficial em El Salvador, a criptomoeda caiu quase que imediatamente e teve uma desvalorização na casa de dois dígitos, volatilidade comum no mercado de criptomoedas, que muitas vezes Diaz alertou.

Publicidade

Quando Bukele anunciou a compra de200 bitcoins — e revelou que o país já havia comprado 400 BTCs para suas reservas — , a criptomoeda tinha um preço próximo a US$ 53 mil. Logo depois disso, o Bitcoin caiu mais de 10%, resultando em perdas no valor de milhões de dólares em apenas algumas horas. 

Bukele — como a maioria dos assíduos bitcoiners — reagiu comprando mais BTC na baixa. Uma medida que provavelmente não seria aprovada se alguém consultasse o banco central do México.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co