O BITH11 é o primeiro ETF verde de bitcoin da B3. Além de um ativo de grande importância tecnológica, o Bitcoin passa a ser considerado por muitos como uma potencial reserva de valor. Sua base monetária previsível, a segurança da sua rede descentralizada e o fato de que ele é um ativo descorrelacionado das demais classes de ativo chamaram a atenção de importantes investidores, que, junto com o crescimento da rede, fizeram que o Bitcoin se valorizasse milhares vezes na última década.
O BITH11 é um produto que oferece acesso ao Bitcoin de forma simples, segura, regulada e sustentável na Bolsa Brasileira. O crescimento da adoção do bitcoin trouxe, também, a pauta sobre o gasto energético necessário para a mineração da cripto. Apesar de estudos evidenciarem que mais de 85% da energia do bitcoin é limpa, acreditamos que o bitcoin possa contribuir muito para incentivar o uso de energia limpa ao redor do mundo. Em uma tentativa de antecipar esse movimento, optamos pela criação de um produto verde.
A iniciativa conta com o apoio de outra empresa, a alemã Crypto Carbon Ratings Institute (CCRI), provedora de uma metodologia globalmente reconhecida para cálculo de emissão de carbono em redes blockchain.
A CCRI produzirá relatórios anuais com cálculos e estimativas do consumo de energia e da emissão de carbono relativos ao processo de mineração de todos os bitcoins adquiridos pelo Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF. Com base nesses cálculos, o ETF buscará neutralizar sua pegada de carbono investindo em projetos de preservação.