Durante um discurso transmitido aos salvadorenhos na noite de quinta-feira (24), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, prometeu dar US$ 30 em bitcoin a todo cidadão adulto que baixar em seu celular a carteira digital do governo — a Chivo.
A ação quer incentivar a população a utilizar a criptomoeda no dia a dia, bem como se familiarizar com a carteira digital. Para ter acesso ao bônus, o usuário deve criar uma conta e passar pelas etapas de verificação que incluem comprovação de identidade e reconhecimento facial.
Um levantamento do The Block estima que o governo pode distribuir cerca de US$ 115 milhões em bitcoin durante essa campanha, uma vez que os adultos que têm direito ao benefício representam 60% dos 6,5 milhões de habitantes de El Salvador.
“O que estamos fazendo é incentivando o uso do bitcoin e desse sistema que vai gerar a multiplicação de dinheiro na economia”, disse o presidente durante o discurso, segundo uma tradução do GizModo.
O aplicativo será lançado no dia 7 de setembro, quando entra em vigor a “Lei do Bitcoin”, aprovada no Congresso no início do mês. Em uma apresentação de uma hora, o presidente explicou pela primeira vez à população como vai funcionar a lei que torna El Salvador o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como uma moeda de curso legal.
Apesar da novidade ter sido muito bem recebida pela comunidade cripto, alguns especialistas e entidades internacionais como o FMI, apontaram os problemas jurídicos e econômicos da adoção.
Segundo o portal local ElSalvador, as preocupações se espalharam também pelos salvadorenhos. Na sua fala, o presidente manteve um tom apaziguador dizendo que o uso de bitcoin como moeda “será opcional”.
“Tem havido uma pequena campanha suja sobre a questão de que os salários e as pensões serão pagas em bitcoin. Este não é o caso. Contas bancárias em dólares também não serão convertidas em bitcoin”, explicou.