Imagem da matéria: Lightning Network pode resolver os problemas do Bitcoin, diz Elon Musk
Empresário Elon Musk Foto: Shutterstock

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, ex-garoto-propaganda do Bitcoin e agora sua persona non grata número um, disse que a rede Bitcoin poderia atender à crescente demanda se seus usuários adotassem a Lightning Network, uma rede de pagamentos que torna as transações de Bitcoin mais rápidas e baratas.

“O uso de energia da mineração do bitcoin está começando a exceder o de países de médio porte. Quase impossível para os pequenos mineradores terem sucesso sem essas enormes economias de escala”, ele tuitou hoje. “Por enquanto, Lightning é necessário.”

Publicidade

Lightning é um software que processa transações Bitcoin fora do blockchain para aliviar a carga na rede.

Sem o Lightning, atualmente custa em média US$ 13 em taxas e leva 14 minutos para movimentar fundos pela rede Bitcoin.

Com o Lightning, a movimentação de fundos custa em torno de 1 satoshi, a menor unidade de um bitcoin (equivalente a 100 milionésimos de um bitcoin), e as transações são quase instantâneas.

A Lightning Labs, com sede no Vale do Silício, começou a construir a Lightning em 2016. A empresa conta com o Twitter e o CEO da Square, Jack Dorsey, entre os investidores. Um protocolo foi lançado em beta em 2018.

Os críticos argumentam que Lightning sacrifica a descentralização, uma vez que parte do trabalho computacional ocorre fora da blockchain Bitcoin principal.

Publicidade

“Alcançar finanças verdadeiramente descentralizadas – poder para o povo – é um objetivo nobre e importante”, disse Musk, em resposta ao BTCSession, um YouTuber cripto que perguntou se Musk havia considerado se Lightning se sacrificou na descentralização.

Musk, que atacou o Bitcoin devido ao seu impacto no meio ambiente e dependência dos mineradores chineses, está procurando criptomoedas que usam menos de 1% do consumo de energia do Bitcoin.

Os desenvolvedores do Dogecoin afirmam que o CEO da Tesla ofereceu financiamento para melhorar a rede, que usa uma fração do consumo de energia do Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Analistas dão como certo o corte de juros nos EUA, mas divergem quanto à sua magnitude e aos impactos no preço do Bitcoin e no mercado de criptomoedas
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
Trump compra hamburgueres com BTC em Nova York no Pubkey

Trump compra hambúrgueres com Bitcoin em sua 1ª transação com a moeda

Donald Trump usou Bitcoin para pagar hambúrgueres no bar PubKey em Nova York, ao mesmo tempo em que pedia aos fãs do BTC para votarem em novembro
CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, é fotografado

CEO do JPMorgan se gaba de banco ser um dos maiores usuários “reais” de blockchain

Jamie Dimon disse que seu banco é um dos “maiores” usuários do blockchain, mas ele ainda odeia o Bitcoin