A Hive Blockchain Technologies, empresa de mineração de bitcoin com capital aberto no Canadá, anunciou nesta segunda-feira (10) a venda da Kolos Norway AS, sua subsidiária na Noruega, para a administração da cidade de Narvik, onde ficam suas instalações. Segundo comunicado à imprensa, a desistência de manter a filial foi devido ao fim do subsídio de eletricidade concedido pelo governo local em 2018, mas encerrado no ano seguinte.
Parte do negócio, disse a empresa com sede em Vancouver, foi feita por meio de um contrato de compra de ações, onde a companhia transferiu todos os ativos da Kolos para o município norueguês. Fora isso, houve o pagamento de US$ 200 mil por parte da companhia.
“Isso permite que a empresa se concentre em seus datacenters localizados na Suécia e na Islândia, que mineram Ethereum em nuvem continuamente”, diz a nota, acrescentando que sem o subsídio não era provável que a empresa cumpriria seu projeto local chamado batizado de ‘Greenfield’ e que dependeria exclusivamente da compra de terras.
O presidente executivo da Hive, Frank Holmes, disse que lamenta que o negócio tenha chegado a este ponto, mas que segue contente que a propriedade será mantida pela comunidade Narvik.
A empresa também quitou um empréstimo de US$ 3,1 milhões que seriam usados na aquisição de terras os demais contratos serão encerrados naturalmente. A nota conclui que será feito um adendo desse processo no prospecto da empresa para 2021 datado de fevereiro deste ano.
A empresa finalizou com a informação de que vem mantendo bitcoin e ethereum minerados em carteiras frias (offline) e que deve continuar seguindo a mesma estratégia. Isso, assegurou a empresa, “levou ao fortalecimento do nosso balanço e liquidez que é uma melhoria substancial de onde estávamos há um ano”.
Fim do subsídio para mineração
Na ocasião do anúncio do encerramento do subsídio, o parlamentar Lars Haltbrekken argumentou que o governo poderia continuar a fornecer enormes incentivos fiscais para a bitcoin saem do país da forma ‘mais suja’, se referindo às emissão de carbono gerado pelo extenso uso de eletricidade, segundo publicou o Coindesk na época.
A Hive Blockchain Technologies (HIVE) é listada na bolsa canadense TSX Venture Exchange oferece serviços no setor de blockchain e também no mercado de capitais tradicional.