Imagem da matéria: CVM dá sinal verde para negociação de primeiro ETF de criptomoedas no Brasil
Foto: Shutterstock

A gestora de recursos Hashdex informou em carta aos cotistas enviada nesta quarta-feira (17) que recebeu autorização da Comissão de Valores Mobiliárias (CVM) para o funcionamento de um ETF de criptomoedas, que poderá ser negociado na bolsa de valores brasileira (B3). Trata-se de algo inédito no país.

Conforme a carta, as cotas serão registradas na B3 para fins de depósito eletrônico, distribuição, liquidação financeira e negociação no mercado secundário sob o ticker “HASH11”. As cotas do Fundo serão distribuídos pela Genial Investimentos, BTG Pactual e Itaú BBA.

Publicidade

O ETF terá como objetivo buscar retornos de investimentos que correspondam, de forma geral, à performance em Reais do Nasdaq Crypto Index – NCI, índice referenciado em ativos digitais calculado pela Nasdaq, Inc. e co-desenvolvido pela Nasdaq e pela Hashdex. O índice é composto atualmente por seis criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Chainlink, Bitcoin Cash e Stellar. O maior peso é do BTC, com 79,71%, seguido pelo ETH com 16,9%.

No final de 2020, a empresa conseguiu aprovação da Bolsa de Valores de Bermudas (BSX) para o lançamento de um ETF de criptomoedas, considerado o primeiro do mundo.

O produto, batizado de ‘Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF’, foi listado na BSX por meio da corretora Clarien BSX Services, conforme anunciou a entidade, com sede na capital Hamilton.

Os ETFs são fundos de índices comercializados como ações. Nos EUA, por exemplo, esse tipo de produto tem um histórico de rejeição pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) quando foi vinculado ao Bitcoin. Em 2018 a SEC chegou a recusar nove propostas de ETF Bitcoin de uma só vez.

Atualmente já há dois ETFs de bitcoin aprovados no Canadá.

VOCÊ PODE GOSTAR
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

WalletConnect anuncia airdrop de 185 milhões de WCT, seu novo token nativo

Do suprimento de 1 bilhão de tokens, 185 milhões irão para os usuários nesta primeira fase
martelo de juíz - ao fundo bandeira da Alemanha

Governo alemão fecha 47 corretoras de criptomoedas suspeitas de “atividades ilegais”

Autoridades alemãs acusam corretoras investigadas de falhar nas verificações de dados de clientes, facilitando atividades ilegais
Imagem da matéria: Moo Deng: conheça o token da bebê hipopótamo que já valorizou 350% na semana

Moo Deng: conheça o token da bebê hipopótamo que já valorizou 350% na semana

Em apenas duas semanas, a memecoin Moo Deng (MOODENG) já viu seu valor de mercado disparar para mais de US$ 100 milhões
Imagem da matéria: Ethereum é a “Microsoft das blockchains” e vai reverter tendência de baixa, diz Bitwise

Ethereum é a “Microsoft das blockchains” e vai reverter tendência de baixa, diz Bitwise

Ethereum lidera com os desenvolvedores mais ativos, maior base de usuários e uma capitalização de mercado cinco vezes superior ao seu concorrente mais próximo