Imagem da matéria: John McAfee é indiciado por fraude e acusações de lavagem de dinheiro
(Foto: Gage Skidmore/Flickr)

John McAfee – o empresário de tecnologia que atualmente está em uma prisão na Espanha aguardando a extradição para os Estados Unidos – agora enfrenta novas acusações de fraude e lavagem de dinheiro.

O procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York anunciou esta manhã que a McAfee foi acusado de “conspiração para cometer fraude em commodities e títulos, conspiração para cometer fraudes com títulos e propaganda, conspiração por fraude eletrônica e fraude eletrônica substantiva e delitos de conspiração para lavagem de dinheiro. ”

Publicidade

Um membro da equipe de consultoria de criptomoedas de McAfee, Jimmy Watson, também foi acusado. Ele foi preso ontem à noite no Texas, disse o Departamento de Justiça.

As alegações giram em torno de dois eventos de McAfee no mercado cripto. O primeiro é um esquema de “pump-and-dump”, em que McAfee e sua equipe supostamente compraram altcoins, as promoveram no Twitter (os tweets de Mcafee costumam dobrar os preços de moedas como Electroneum) e os vendeu após o preço subir suficiente para gerar lucro. A segunda envolve vários ICOs que McAfee supostamente promoveu sem revelar que foi pago para isso.

“Como alegado, McAfee e Watson usaram a mídia social para perpetrar um antigo esquema de pump-and-dump que lhes rendeu quase dois milhões de dólares”, disse o diretor assistente do FBI William F. Sweeney Jr. em um comunicado. “Além disso, eles supostamente usaram a mesma plataforma de mídia social para promover a venda de tokens digitais sem divulgar aos investidores o dinheiro que estavam recebendo para promover esses títulos em nome da empresa.”

McAfee tem desafiado repetidamente as autoridades a irem atrás dele. O empresário continua detida na Espanha sob a acusação de evasão fiscal.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co