Imagem da matéria: Portugueses poderão pagar conta de luz com bitcoin
Lisboa, em Portugal. (Foto: Delgado Alvares/Pixabay)

A Luzboa, uma pequena empresa de comercialização de energia de Portugal, anunciou na quarta-feira (17) que suas faturas de eletricidade poderão ser pagas com bitcoin. A informação foi repassada pelo presidente da companhia, Pedro Morais Leitão, ao jornal Expresso.

A novidade será disponibilizada ainda neste mês para cerca de 5 mil clientes da empresa, que fornece energia para residências, companhias e instituições de diversos municípios de Portugal, como Lisboa, Viseu, Pinhel, Barcelos e Marinha Grande. Uma das beneficiárias será a Universidade de Lisboa.

Publicidade

Uma carteira virtual de BTC da empresa será criada nos próximos dias para receber os ativos digitais. “Há uma nova geração com interesse pelas criptomoedas. Queremos dar uma oportunidade para que se use novos meios de pagamento”, disse Leitão ao jornal.

Ainda de acordo com o empresário, assim que os pagamentos em bitcoin forem feitos os valores serão convertidos imediatamente em euro.

“Conhecemos a volatilidade da moeda, mas estamos preparados para assumir algum risco”, falou.

Bitcoin para tudo

Com a popularização das criptomoedas, cada vez mais empresas aceitam ativos digitais. No Brasil, por exemplo, a companhia de transporte rodoviário Viação Garcia autoriza o recebimento de bitcoin, bitcoin cash e litecoin como forma de pagamento.

Na Argentina, os hotéis indicaram no final do ano passado que poderiam começar a aceitar criptomoedas como pagamento. No país, desde 2019 os usuários de transporte público de algumas cidades podem pagar as passagens com BTC.

Publicidade

Governos também estão apostando no crescimento das criptomoedas. Na semana passada, a prefeitura de Miami prôpos pagar funcionários públicos com bitcoin.