Para contornar a falta de clientes gerada pelas medidas de distanciamento social, o dono de uma lan house da Cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietnã, decidiu transformar seu estabelecimento em uma fazenda de mineração de criptomoedas.
De acordo um post no Facebook e com uma matéria publicada nesta semana pelo site wccftech, o proprietário da ‘Computer Star’ usou dezenas de computadores e placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3080 – até então utilizadas para gerar boas imagens em games – para ‘fabricar’ ativos digitais.
“Transformando negócios na pandemia, os lucros são mais altos. Donos de salas que queiram fazer igual, entrem em contato comigo que ensino de graça”, disse o proprietário na publicação.
Elogios e críticas no Facebook
Na fan page da empresa, pessoas do mundo todo comentaram a transformação do negócio. Um usuário chamado Mike Allan disse que foi uma estratégia interessante, já que muitas empresas foram afetados pela pandemia do novo coronavírus.
Um internauta francês chamado Jordi Canela escreveu que o empresário fez um “bom trabalho” e outra pessoa identificada como Nate Million falou que “gostaria que fosse fácil conseguir as placas nos Estados Unidos”.
A maioria dos usuários, no entanto, não curtiu a ideia. Isso porque as NVIDIA GeForce RTX 3080 estão em falta no mercado, em parte por causa da mineração de criptomoedas.
“Cara, como consumidor que quer realmente jogar videogame com uma placa como essa, é realmente uma %#$@* ver uma loja usando elas para minerar criptomoedas. Com sorte, o bitcoin falha e a loja afunda, então vocês serão forçados a vender as placas para pessoas que não conseguiram comprar uma”, escreveu o internauta John Klein.
Já um usuário identificado como Mike Allan disse que agora entende por que ele não consegue achar placas no mercado.
“Ahhh típico, não é de se admirar que eu não posso comprar online nenhuma placa de vídeo porque pessoas como essa são gananciosas e compram todas elas. É egoismo”, disse.
A placa GeForce RTX 3080 é a preferida dos mineradores de criptomoedas por causa do alto poder de processamento. No final do ano passado, o site Techarp publicou que 78 unidades desse modelo podem minerar US$ 128 mil (R$ 695 mil) por ano.