O bilionário chinês Jack Ma disse no sábado (24) que as moedas digitais podem desempenhar um papel em um novo sistema financeiro global – e atacou a regulamentação mundial.
O fundador da maior empresa de comércio eletrônico da China, Alibaba, fez os comentários durante um discurso no Bund Summit em Xangai, informou a Bloomberg.
“A moeda digital pode criar valor e devemos pensar em como estabelecer um novo tipo de sistema financeiro por meio da moeda digital”, disse Ma.
Mas não está claro o que o empresário – que possui US$ 61 bilhões, de acordo com estimativas da Bloomberg – quis dizer com “moedas digitais”.
Como era de se esperar, a comunidade de criptomoedas foi rápida em especular sobre o que Ma estava falando sobre moedas digitais.
O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao escreveu no Twitter que foi um “discurso incrível” onde Ma “falou muito sobre criptomoeda e o futuro”.
Mas o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, foi rápido em perguntar a Zhao o que exatamente Ma queria dizer com “moedas digitais”.
Zhao respondeu que “o significado pode ser interpretado”.
As criptomoedas são proibidas na China – mas o Bitcoin e outros ativos digitais ainda são comercializados na região. Os mineradores de Bitcoin chineses também são responsáveis pela maior parte da mineração de bitcoin do mundo.
É possível que Ma estivesse falando sobre uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC), como o yuan digital da China, em seu discurso; países em todo o mundo estão correndo para desenvolver uma moeda digital centralizada.
Mas a China está vencendo a corrida com seu yuan digital – que já está em fase de testes.
Ma também disse durante o discurso que as regulamentações globais, particularmente os Acordos da Basiléia (uma estrutura de supervisão bancária internacional introduzida em 2010), estavam desatualizadas e funciona “como um clube de idosos”.
Ele acrescentou que as regulamentações mundiais estão sufocando o desenvolvimento da China e “não estão pensando nas oportunidades dos jovens ou dos países em desenvolvimento”.
A Ant Financial, uma empresa afiliada da Alibaba, está prestes a lançar um IPO avaliado em US$ 30 bilhões. É considerado o maior do mundo.