Imagem da matéria: Empresa cria cemitério mundial de corretoras de bitcoin e lista 5 brasileiras
Foto: Shutterstock

O site de comparação de serviços de criptomoedas Cryptowisser criou uma lista que batizou de “cemitério de exchanges” na qual mostra corretoras de criptomoedas que desapareceram, fecharam voluntariamente ou por ordem de um governo ou eram scam.

Das 180 que aparecem, há cinco brasileiras — OmniTrade, Rippex e Hadax constam como desligamento voluntário; 3XBIT Ore.bz que estão classificadas como simplesmente “desaparecidas”, embora a primeira tenha lesado centenas de clientes.

Publicidade

Em nota à imprensa, a empresa diz que houve um aumento de 56% nas corretoras de criptomoedas inativas em relação ao ano passado, representando o que o Cryptowisser considera “uma indústria volátil e competitiva” e que não apresenta sinais de diminuição desse ritmo.

“Enquanto a indústria de criptomoedas geral continua a ter um crescimento impressionante, ela é desafiada pela concorrência, saturação e regulamentos sempre crescentes”, afirma a publicação.

Dentre os motivos citados para essas falências, estão o desligamento voluntário, invasão de hackers, golpes e desativação pelo governo em alguns países. Há também um vasto número que simplesmente desapareceu sem explicações públicas ou eram golpes.

A Cryptowisser explica que existem basicamente três grupos de concorrentes responsáveis ​​pelo fim das corretoras de criptomoedas centralizadas: corretoras descentralizadas e corretoras de derivativos.

Publicidade

“Para que uma nova bolsa centralizada floresça, ela provavelmente precisará ter alguma forma de vantagem exclusiva que ainda não exista no mercado hoje. Os dias de lançar uma troca e esperar por uma corrida de touros acabaram, e já há algum tempo”, diz o texto.

O Cryptowisser é um site de comparação de criptomoedas, tal como o CoinMarketCap, que compara e analisa corretoras de criptomoedas, carteiras, comerciantes e cartões de débito.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: PayPal agora permite comerciantes manter e negociar Bitcoin e Ethereum

PayPal agora permite comerciantes manter e negociar Bitcoin e Ethereum

O PayPal anunciou que está permitindo que comerciantes dos EUA comprem, mantenham e vendam criptomoedas a partir de suas contas comerciais
Imagem da matéria: Presidente da SEC enfrenta duras críticas por políticas anticripto no Congresso

Presidente da SEC enfrenta duras críticas por políticas anticripto no Congresso

Legisladores e comissários da SEC criticaram diretamente a agenda cripto de Gensler durante uma rara e marcante aparição de todo o corpo votante da agência na Câmara
Imagem da matéria: Vitória de Trump seria mais vantajosa para as criptomoedas, afirma CEO da Ripio

Vitória de Trump seria mais vantajosa para as criptomoedas, afirma CEO da Ripio

Sebastián Serrano argumenta que uma vitória de Trump seria mais favorável, mas que Kamala poderia dar um sinal positivo ao mercado ao demitir o presidente da SEC
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas