O Banco Central da China (PBOC) iniciou testes do yuan digital e pode se tornar em breve o primeiro país a emitir uma moeda digital oficial, publicou o Bloomberg na quarta-feira (15).
Segundo o jornal, pessoas ligadas ao assunto disseram que o aplicativo ‘Pagamento Eletrônico em Moeda Digital’ (DCEP) já está sendo testado pelo menos em quatro cidades do país: Suzhou, Xiong’an, Chengdu e Shenzhen.
De acordo com o site, as funções do DCEP — uma carteira digital piloto — incluem conversão entre dinheiro e moeda digital, verificação de saldo de conta, pagamento e remessa. O sistema ainda receber alterações.
Moeda digital da China
Conforme publicação do jornal chinês Block Beats, o sistema de moeda digital está sendo comandado pelo Banco Agrícola da China (ABC). O site publicou prints de supostas funções do aplicativo.
De acordo com a revista Caijing, disse o site, além do ABC, a carteira piloto também será testada por mais instituições, como a operadoras de telefonia do país e pela China Unicom.
Durante os testes, que devem durar todo o mês de abril, os servidores do governo do distrito de Xiangcheng, em Suzhou, vão receber os salários por meio digital, segundo a publicação chinesa China Star Market.
Conforme o site, em maio também será depositado 50% do subsídio de transporte na moeda digital.
O novo meio de transações, porém, não será muito diferente dos atuais Alipay e Wechat, segundo a reportagem.
No entanto, escreveu, o aplicativo do Alibaba Group, de Jack Ma, já se preveniu e, em fevereiro deste ano, registrou uma patente exclusiva para seu aplicativo transacionar a moeda digital do governo chinês.
- Leia também: “Usem criptomoedas!”, diz guru do mercado financeiro Nassim Taleb após confisco no Líbano
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br