Imagem da matéria: ITS Rio abre inscrições para curso gratuito sobre programação em Blockchain
Foto: Shutterstock

A ITS Rio abriu inscrições para um curso gratuito de introdução a programação na Blockchain. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de dezembro por meio do site da instituição.

Fruto de uma parceria com a empresa de blockchain Tezos, o curso “Blockchain Tezos: Introdução à Programação” será dividido em quatro aulas ministradas as terças e quartas, das 19h às 20h30. A primeira delas que será ministrada pelo pesquisador de Blockchain na ITS Rio, Gabriel Aleixo, vai ocorrer no dia 10 de dezembro.

Publicidade

De acordo com a organização do curso, a ideia é de se fazer “uma introdução técnica e histórica dos principais benefícios e limitações das redes Blockchain do mercado”.

Todas as aulas serão disponibilizadas em tempo real via plataforma interativa do ITS Rio. A instituição, entretanto, manterá esses vídeos em sua plataforma por seis meses.

Segundo o ITS Rio, aquele que participar de pelos menos 75% das aulas ao vivo terá direito a um certificado de conclusão do curso. A instituição, no entanto, deverá também emitir certificado de participação para aqueles que também não conseguirem assistir ao vivo esse percentual.

Para ter direito a esse certificado, contudo, a pessoa terá que ao menos assistir ​a todas as aulas gravadas até 15 dias após o final do curso.

Publicidade

Na primeira videoaula será feita uma introdução sobre a tecnologia Blockchain. Aleixo deverá, então, explicar a “origem (ou origens) da tecnologia blockchain e de conceitos como criptomoedas, tokens, contratos inteligentes e organizações autônomas (DAOs)”.

Explicando Blockchain

Intitulada como “Introdução à Tecnologia Blockchain: História, Benefícios e Limitações”, essa primeira aula vai abordar as semelhanças, diferenças e a interoperabilidade entre as redes Ethereum e Tezos. Além disso, no entanto, Aleixo deverá falar também sobre a história da principal criptomoeda: o Bitcoin.

“Destacaremos a origem, as implicações e o valor do principal diferencial da rede blockchain Tezos: a formalização de sua governança por meio da própria blockchain”.

A segunda aula, então prevista para acontecer no dia 12 de dezembro, será ministrada pelo instrutor de desenvolvimento de aplicativos, Luiz Milfont e pelo idealizador e fundador da QR Capital, Fernando Carvalho. Eles farão uma introdução sobre Conceitos, Padrões e Funcionalidades da Tezos.

Publicidade

A ideia nessa segunda fase é ensinar como funciona a criação de tokens na rede Tezos, comparando-a com outros padrões do mercado, além de explicar “os primeiros passos interagindo com a interface da rede e com a Michelson, linguagem de programação de contratos inteligentes da rede”.

Na terceira aula, que deve acontecer no dia 17, Bruno Bernardo — Gerente Técnico na Nomadic Labs, laboratório de desenvolvimento de soluções tecnológicas em Tezos sediado na França — explicará a relação entre código, economia e governança por meio de três protocolos distintos: rede, transações e consenso.

“Trataremos de como funciona o sistema de atualizações autônomas da rede, por meio de deliberações firmadas pela comunidade diretamente na blockchain”.

O tema ligado a programação em si, no entanto, somente será abordado na última aula, que ocorrerá no dia 19. Luiz Milfont e Gabriel Aleixo, então, deverão ensinar os requisitos básicos para desenvolvimento na rede.

Nessa fase do curso está previsto a abordagem sobre a arquitetura do sistema, além de uma introdução à linguagem de programação de smart contracts Michelson.

Publicidade

BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix