Imagem da matéria: Receita Federal lembra contribuintes que devem declarar seus bitcoins e criptomoedas neste mês
Foto: Shutterstock

A Receita Federal lembrou, em publicação no seu site feita nesta terça-feira (03), que todas as operações com bitcoin e criptomoedas devem ser reportadas ao órgão a partir deste mês.

“A Receita Federal comunica a todos os interessados que a primeira entrega das informações com criptoativos, relativas às operações realizadas em agosto, deve ser efetuada até 30 de setembro.”, inicia o texto.

Publicidade

Para facilitar os informes, a Receita disponibiliza agora um formulário online no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), que conta com funcionalidades que permitem às pessoas físicas, jurídicas e às exchanges o cumprimento da obrigação.

A declaração também pode ser feita por intermédio da entrega de arquivo de dados, de acordo com leiaute especificado no Ato Declaratório Copes nº 5, de 30 de agosto de 2019.

A declaração é feita mensalmente e deve constar as operações referentes ao mês anterior, ou seja, em setembro se declara as operações feitas em agosto.

A nova instrução normativa engloba tanto as exchanges nacionais quanto pessoas físicas e jurídicas domiciliadas no brasil.

Para PF e PJ que utilizam exchanges nacionais, não é necessário declarar, pois esse papel caberá às exchanges. A declaração é necessária apenas para quem não utilizou exchanges ou que utilizaram exchanges sediadas no exterior, desde que o valor mensal das operações tenha ultrapassado R$ 30 mil.

Publicidade

Entre as informações a serem enviadas, constam a identificação dos titulares da operação, o valor da transação em reais, a quantidade de criptoativos comercializada e a data da operação.

Leia mais

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: ETF de Bitcoin da BlackRock volta a captar fundos após 3 semanas de saídas

Manhã Cripto: ETF de Bitcoin da BlackRock volta a captar fundos após 3 semanas de saídas

O IBIT da BlackRock captou US$ 15,8 milhões na segunda, encerrando uma sequência de três semanas de estagnação
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

SEC adia decisão sobre opções de ETF de Ethereum após aprovar mesmo produto para Bitcoin

Enquanto a SEC pondera sua decisão sobre as opções de Ethereum, o mercado de ETFs de ETH viu na segunda-feira suas maiores saídas líquidas desde julho
Imagem da matéria: Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

O magnata do hip-hop Sean “Diddy” Combs está compartilhando uma unidade prisional com o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried