Imagem da matéria: Governo americano publica primeira orientação para emissão de criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC na sigla em inglês) publicou na quarta-feira (03) as primeiras orientações regulatórias para os emissores de tokens de criptomoedas.

De acordo com o comunicado da SEC, a tecnologia Blockchain e Ledger criam instrumentos financeiros na forma de tokens, os quais a depender da natureza do ativo digital e como ele é oferecido e vendido, pode se enquadrar na definição de  valores mobiliários se sujeitar as leis federais americanas.

Publicidade

A agência reguladora, então, por meio de seu Centro Estratégico de Inovação e Tecnologia Financeira (FinHub) publicou uma estrutura para analisar se um ativo digital é oferecido e vendido como um contrato de investimento e, portanto, um título.

O documento intitulado como “Estrutura para Análise de ‘Contrato de Investimento’ de Ativos Digitais” leva em consideração o chamado “Howey Test” para responder essa questão.

“No teste Howey, existe um ‘contrato de investimento’ quando há investimento de dinheiro em uma empresa comum com uma expectativa razoável de lucros a ser obtida dos esforços de outros”.

Em outros termos, caso o token oferecido ou vendido for considerado como um contrato de investimento ele será tratado como uma espécie de valor mobiliário e estará sujeito a fiscalização do órgão regulador.

Publicidade

SEC, além da lei

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA afirma que essa estrutura vai além de uma visão geral exaustiva da lei.

Ela deve servir como “uma ferramenta analítica para ajudar os participantes do mercado a avaliar se as leis federais de valores mobiliários se aplicam à oferta, venda ou revenda de um determinado ativo digital”.

Além disso, os emissores devem considerar os tokens anteriormente vendidos, tanto na avaliação se esses deveriam ter sido registrados como títulos, quanto se “um ativo digital anteriormente vendido como um título deveria ser reavaliado”.

Os critérios dessa reavaliação são os mesmos daqueles da avaliação considerando particularidades relacionadas a uma expectativa razoável de lucros a ser obtida dos esforços de outros.

Publicidade

Projeto antigo

Segundo informações da CoinDesk, esse documento estava em quase meio ano em preparação.  Em novembro de 2018, o diretor de finanças corporativas da SEC, William Hinman, havia dito que o órgão regulador estava desenvolvendo novas orientações para criptografia.

Isso foi confirmado quando outros membros da agência, incluindo Valerie Szczepanik e o comissário Hester Peirce, disseram repetidas vezes que a SEC estava trabalhando nesse documento, que inclui exemplos de redes e tokens que se enquadram nas leis de valores mobiliários, bem como outros que não se enquadram.

Essa orientação, contudo, não é um documento juridicamente vinculativo e deve ser vista mais como uma diretriz. A ideia é apenas oferecer clareza jurídica aos emissores de tokens.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Presidente da SEC enfrenta duras críticas por políticas anticripto no Congresso

Presidente da SEC enfrenta duras críticas por políticas anticripto no Congresso

Legisladores e comissários da SEC criticaram diretamente a agenda cripto de Gensler durante uma rara e marcante aparição de todo o corpo votante da agência na Câmara
Ilustração do mascote do jogo Hamster Kombat do Telegram pulando entre moedas

Hamster Kombat divulga data final para jogadores obterem moedas antes do airdrop

Antes do lançamento do token HMSTR na próxima semana, a equipe do jogo mais popular do Telegram realizará um ‘snapshot’ para definir quantas moedas os jogadores receberão
Imagem da matéria: Ethereum é a “Microsoft das blockchains” e vai reverter tendência de baixa, diz Bitwise

Ethereum é a “Microsoft das blockchains” e vai reverter tendência de baixa, diz Bitwise

Ethereum lidera com os desenvolvedores mais ativos, maior base de usuários e uma capitalização de mercado cinco vezes superior ao seu concorrente mais próximo
Imagem da matéria: Manhã Cripto: ETF de Bitcoin da BlackRock volta a captar fundos após 3 semanas de saídas

Manhã Cripto: ETF de Bitcoin da BlackRock volta a captar fundos após 3 semanas de saídas

O IBIT da BlackRock captou US$ 15,8 milhões na segunda, encerrando uma sequência de três semanas de estagnação