A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feria (3) a operação Power OFF com o objetivo de desarticular uma associação criminosa de hackers especializada na oferta de serviços ilegais de ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS – Distributed Denial of Service) sob demanda, conhecidos como booters e stressers.
O ataque DDoS consiste em direcionar para um site um tráfego massivo usando bots, o que sobrecarrega e derruba a página. Os investigados na operação Power OFF são suspeitos de ter atacado os sites da Polícia Federal no ano de 2020, e da SERPRO, DATAPREV e Centro Integrado de Telemática do Exército Brasileiro no ano de 2018.
Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, a serem cumpridos nas cidades de São Paulo, São Caetano do Sul (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Tubarão (SC). Os alvos são administradores das plataformas ilegais e usuários que contrataram os serviços para realizar ataques contra sistemas de alta relevância.
As investigações contaram com cooperação policial internacional do FBI (Federal Bureau of Investigation). Foi identificado que essas plataformas permitem que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, contrate ataques DDoS mediante pagamento. Os serviços são hospedados em servidores de nuvem distribuídos em diversos países e utilizados por agentes em escala mundial.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e interrupção ou perturbação de serviço telemático ou de informação de utilidade pública, previstos na legislação penal brasileira.
A Operação Power OFF é uma ação conjunta que envolve polícias, agências de aplicação da lei e entidades acadêmicas, reforçando o compromisso da Polícia Federal no combate a crimes cibernéticos que afetam a segurança e a disponibilidade de serviços essenciais.
Quer investir na maior criptomoeda do mundo? No MB, você começa em poucos cliques e de forma totalmente segura e transparente. Não adie uma carteira promissora e faça mais pelo seu dinheiro. Abra sua conta e invista em bitcoin agora!











