A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), por meio de agentes do 8º BPM, descobriu no domingo (23) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, uma central clandestina de TV ‘gatonet’ e um sistema de mineração de criptomoedas, em uma residência no bairro Eldorado.
Ao entrarem no local, os policiais encontraram um ambiente climatizado e com vários computadores interligados — um servidor central e outros seis gabinetes — caracterizando um ambiente típico de atividades de alto consumo de energia, como centros de mineração de criptomoedas. Segundo o G1, quando os policiais chegaram ao imóvel, não havia nenhum suspeito no local.
Leia também: O que é mineração de Bitcoin e como ela funciona
A PMERJ informou que somente a perícia da Polícia Civil poderá confirmar se o equipamento era usado especificamente para mineração de criptomoedas ou para esquemas de TV clandestina. A operação também encontrou indícios de furto de energia elétrica e apreendeu drogas na região.
“A operação já apresentou resultados expressivos, com a apreensão de drogas e a desarticulação de uma central de equipamentos utilizados para práticas criminosas, como gatonet e possíveis fraudes com criptomoedas”, postou 8º BPM no Instagram.

A corporação destacou que a ação faz parte de um planejamento de inteligência destinado a reprimir atividades criminosas e ampliar a presença policial em áreas sensíveis de Guarus e Travessão.
Vale lembrar que a atividade de mineração de criptomoedas não é proibida no Brasil. O que está sob investigação é um suposto furto de energia e possíveis fraudes com criptomoedas ligadas a serviço de TV clandestina.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!











