Buscar no site

Pane global derruba serviços de criptomoedas da Coinbase e Robinhood

Serviço de nuvem da Amazon enfrenta uma pane nesta segunda e afeta mais de 500 empresas, entre elas a Coinbase

Imagem da matéria: Pane global derruba serviços de criptomoedas da Coinbase e Robinhood
Foto: Shutterstock

Uma grande pane atinge a unidade de serviços de nuvem da Amazon, a AWS, nesta segunda-feira (20), derrubando diversos sites e plataformas ao redor do mundo. No mercado de criptomoedas, empresas como a Coinbase e a Robinhood estão entre as afetadas.

Além disso, o próprio site da Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o Zoom, jogos como Roblox e Fotnite e a empresa de inteligência artificial Perplexity também foram atingidos pela pene. No total, segundo a AWS, mais de 500 empresas foram impactadas.

A Coinbase, que é a maior custodiante de Bitcoin do mundo e a maior corretora de criptomoedas dos EUA, confirmou que seus usuários enfrentam lentidão e erros no site, mas informou aos clientes que “todos os fundos estão seguros” durante as interrupções desta manhã.

Após mais de uma hora de problema, a empresa disse que estava “vendo os primeiros sinais de recuperação, com alguns usuários conseguindo acessar e usar os serviços da Coinbase agora”.

“Nossa equipe continua trabalhando nessa questão com a máxima prioridade. Continuaremos a fornecer atualizações conforme a situação evoluir”, afirmou a empresa.

Apesar da pane não afetar diretamente nenhuma blockchain, diversos serviços cripto que usam a infraestrutura da AWS para oferecer soluções que acessam diversas redes acabaram impactados. Um deles é a Infura, que oferece acesso a APIs do Ethereum e nesta manhã mostrou erro para obter informações da blockchain e também das redes Arbitrum e Polygon.

O que causou a pane global?

Por volta das 6h (horário de Brasília), a empresa de nuvem da Amazon disse ter identificado uma potencial causa para o apagão e que estava trabalhando para resolver o problema. A companhia mencionou um erro nos servidores responsáveis pela região “US-EAST-1”. A AWS confirmou que o problema estava relacionado ao seu serviço DynamoDB, que alimenta grande parte da infraestrutura online usada por essas plataformas.

“Continuamos a observar recuperação na maior parte dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que serviços e funcionalidades globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram. Continuamos trabalhando para a resolução completa”, afirmou a AWS.

O serviço de nuvem da Amazon sustenta uma grande parte da internet, respondendo por cerca de um terço do mercado de computação em nuvem.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!