Buscar no site

Ethereum atinge máxima de 2 semanas: o que vem a seguir?

Ethereum atinge US$ 4.500 enquanto analistas monitoram retomada de acumulação de ETH por tesourarias cripto

moeda prateada de ethereum à frente de painel de preço
(Imagem: Decrypt)

O Ethereum (ETH) chegou a bater US$ 4.500 na quinta-feira (2), estendendo um desempenho trimestral robusto mesmo em meio à forte volatilidade dos mercados tradicionais. A segunda maior criptomoeda do mundo em valor de mercado subiu 1,6% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinGecko.

Apesar de o terceiro trimestre ser considerado um dos mais pessimistas, o Ethereum encerrou o período com um retorno expressivo de 74%, de acordo com a CoinGlass, além de um ganho acumulado de 34% no ano.

Enquanto ações dos EUA e o ouro enfrentam pressão, o mercado cripto mais amplo registra forte aumento da demanda, impulsionado pela paralisação do governo norte-americano, o que resultou em altas próximas de 6% e 8% para as duas principais criptomoedas.

Ventos favoráveis para o Ethereum

Uma mudança no sentimento dos traders está beneficiando o Ethereum, disseram especialistas ao Decrypt.

Segundo Habib Rahman, analista da Block Scholes, a posição pessimista no mercado de opções em setembro mudou no início de outubro: “As opções que vencem nas próximas semanas agora mostram maior demanda relativa por calls do que por puts”. Ele alerta, porém, que esse otimismo pode ser passageiro, restrito ao curto prazo, já que opções de venda de longo prazo ainda mantêm prêmio elevado.

Czhang Lin, chefe do LBank Labs, também destacou uma perspectiva positiva: “O Ethereum parece sólido entrando no quarto trimestre”. Ele lembrou que outubro costuma ser um mês forte para o mercado cripto e que o ETH se manteve mais resiliente do que muitos ativos, mesmo com a pressão sobre as ações.

Leia também: Uptober: Entenda por que o Bitcoin costuma disparar em outubro

Outro fator observado por analistas é se os Digital Asset Treasuries (DATs) — fundos institucionais que compram criptomoedas para suas reservas — voltarão a acumular Ethereum, após uma pausa recente.

Para Ryan Lee, da Bitget, trata-se apenas de uma pausa temporária: “Se esses compradores institucionais retomarem suas aquisições, será um impulso importante, especialmente considerando o aumento do total de ETH em staking.”

Essa combinação de fatores, segundo especialistas, pode acelerar a valorização do Ethereum e fortalecer o cenário de uma possível quebra de resistência no quarto trimestre.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!