O Bitcoin permaneceu estável esta manhã, com novos dados do índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI) mostrando que a inflação subiu 0,4% em agosto, superando a alta de 0,2% em julho.
No momento de publicação deste texto, o Bitcoin é engociado a US$ 114.436, com os fluxos de ETFs de BTC atingindo a máxima de oito semanas. O preço do BTC subiu 0,7% no último dia e permaneceu praticamente inalterado na hora seguinte à divulgação dos novos dados de inflação.
O Departamento de Estatísticas do Trabalho observou em seu relatório que a inflação nos últimos 12 meses aumentou para 2,9% — o que significa que está se afastando da meta de 2% que o Federal Reserve gostaria de ver.
Isso não parece ser suficiente para frustrar as esperanças de que o Comitê Federal de Mercados Abertos (FOMC) faça um corte nos juros durante sua reunião na próxima semana, mas agora parece mais provável que seja um corte menor.
Ontem, após o índice de preços ao produtor (PPI) ter apresentado um resultado mais fraco do que o esperado, 12% dos investidores mantinham a esperança de que o FOMC realizaria um corte de 50 pontos-base em setembro, de acordo com a ferramenta CME FedWatch. Hoje, esse grupo caiu para 9% dos investidores na hora seguinte à divulgação dos novos dados do CPI.
Usuários do Myriad, um mercado de previsões de propriedade da Dastan, empresa controladora do Decrypt, estavam um pouco mais otimistas. 84% dos usuários acreditam que o FOMC cortará 25 pontos-base, 12% dos usuários acreditam que será um corte de 50 pontos-base. Isso deixa 2,8% apostando que o Fed manterá as taxas inalteradas e 1,4% que acreditam que o Fed aumentará as taxas em sua reunião de setembro.
Analistas da QCP Capital, uma empresa de negociação de criptomoedas com sede em Singapura, disseram ao Decrypt que qualquer volatilidade na publicação do índice de preços ao consumidor será de curta duração.
“Do ponto de vista macro, o PPI geralmente está à frente do CPI em 3 a 6 meses. Embora o relatório do PPI de ontem possa sugerir que as pressões inflacionárias podem diminuir ainda mais no futuro, a reação do mercado foi moderada — não vimos o DXY cair ou aumentar as expectativas para cortes de juros em 2025-2026”, disseram eles.
O DXY, ou Índice do Dólar, é uma referência financeira que mede o valor do dólar em relação a uma cesta das principais moedas estrangeiras, incluindo o Euro, a Libra Esterlina e o Iene.
Após o relatório do PPI de ontem, mais fraco do que o esperado, mostrar que a métrica caiu 0,1% em agosto, o DXY tocou brevemente 97,66 antes de se recuperar para 97,80. Hoje o índice recuou novamente para 97,69.
“O evento mais decisivo continua sendo o FOMC de setembro”, acrescentaram os analistas da QCP Capital, “onde a discussão sobre o ritmo dos futuros cortes de juros provavelmente será o principal impulsionador para as classes de ativos”.
Enquanto os investidores aguardam para ver como os governadores do FOMC votarão na próxima semana, seus pares na UE decidiram manter a taxa de juros estável. O Banco Central Europeu anunciou esta manhã que manterá as taxas de juros estáveis. Mas o BCE está analisando dados macroeconômicos diferentes dos seus pares americanos.
“A inflação está atualmente em torno da meta de médio prazo de 2% e a avaliação do Conselho do BCE sobre as perspectivas de inflação permanece praticamente inalterada”, escreveu o conselho.
Mark Wall, economista-chefe para a Europa do Deutsche Bank, disse esperar que o banco mantenha a política monetária por um tempo.
“Isso pode ter implicações dovish para a política monetária”, disse ele em nota compartilhada com o Decrypt. “O BCE descreve a perspectiva de inflação como ‘praticamente inalterada’ e a declaração é bastante sucinta.”
Nos EUA, analistas têm sinalizado que tarifas e preços de alimentos podem ser uma fonte de pressão contínua, disseram analistas da corretora de criptomoedas Bitunix em nota compartilhada com o Decrypt.
“Várias instituições alertaram recentemente que o aumento dos custos tarifários e dos preços dos alimentos pode continuar a pressionar a inflação, enquanto a inflação do setor de serviços também mostra sinais de recuperação”, disseram. “Se o CPI ficar acima das expectativas, os mercados podem reavaliar a possibilidade de futuros cortes de juros — e até mesmo começar a se preocupar com riscos de estagflação.”
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!