O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão do Poder Judiciário brasileiro, lançou nesta semana uma ferramenta exclusiva para rastrear e bloquear criptomoedas em corretoras. Trata-se do CriptoJud, um sistema integrado que permitirá o envio automatizado de ordens judiciais. O lançamento foi anunciado pelo presidente do órgão, ministro Luís Roberto Barroso, durante a 10ª Sessão Ordinária de 2025 na terça-feira (5).
Segundo Barroso, o CriptoJud representa um avanço no combate à ocultação de patrimônio por meio de criptomoedas.
“Por meio do CriptoJud, os ofícios destinados às empresas que operam com criptomoedas e ativos digitais passam a ser concentrados num único ambiente eletrônico intuitivo, com rastreabilidade integral e sem dependência de comunicações manuais ou fragmentadas”, explicou.
“Anteriormente era preciso para saber se tem criptoativo, mandar ofício para todas as corretoras individualmente. Agora estamos criando um ambiente em que se pode acessar todas elas simultaneamente”.
CriptoJud
Desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Criptoeconomia (Abcripto), o CriptoJud será implementado em tribunais de todo o país por meio do Portal Jus.br, conforme cronograma a ser divulgado em 12 de agosto. O sistema estará integrado à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJBr) e seguirá os mais altos padrões de segurança cibernética.
Além de permitir o bloqueio automático de criptomoedas, o sistema também prevê, em fases futuras, a custódia em contas judiciais e a liquidação dos valores em moeda nacional, ampliando a efetividade das decisões judiciais.
Para o presidente da Abcripto, Bernardo Srur, o CriptoJud representa um marco de modernização: “Acreditamos que com esse avanço tenhamos um mercado mais dinâmico, seguro e eficiente no cumprimento das ordens judiciais”. Ele destacou que a antiga forma de comunicação com as corretoras era falha e lenta, prejudicando a eficácia dos processos.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública, sem vinculo com ministérios, criada para aperfeiçoar o funcionamento do Poder Judiciário no Brasil, com foco especial no controle e na transparência das atividades administrativas e processuais dos tribunais.
- No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!











