Buscar no site

Carteira de criptomoedas de Trump “não vai seguir adiante”, diz Eric Trump

Eric Trump afirmou que a equipe por trás da memecoin TRUMP não lançará mais sua carteira cripto após um conflito com a World Liberty Financial

token do trump

O projeto oficial da memecoin de Donald Trump não irá mais lançar a carteira cripto planejada com a marca Trump, segundo o filho do presidente, Eric Trump.

A decisão ocorre após um desentendimento com os filhos de Trump, que pretendem lançar uma carteira por meio do próprio projeto World Liberty Financial, também apoiado por Donald Trump.

“Tenho orgulho de anunciar que a memecoin TRUMP se alinhou à World Liberty Financial”, escreveu Eric Trump no X, na sexta-feira (6). “Embora a carteira de memes deles não vá mais adiante, eles continuam focados em construir o meme mais empolgante do planeta — TRUMP.”

A publicação foi retuitada pela conta oficial GetTrumpMemes, ligada à memecoin, assim como pela World Liberty Financial.

Eric Trump também escreveu que a World Liberty “planeja adquirir uma posição substancial em TRUMP para o seu tesouro de longo prazo”, acrescentando: “Compartilhamos uma visão maior para as criptomoedas, o patriotismo e o sucesso a longo prazo”.

A World Liberty Financial havia enviado uma carta de “cease and desist” (cessar e desistir) à equipe do GetTrumpMemes na quinta-feira. Depois disso, o site da carteira — anunciado no início da semana — saiu do ar.

Após o anúncio da carteira na terça-feira, os filhos de Trump se manifestaram contra o projeto, alegando “nenhum envolvimento com o produto de carteira”. As postagens de Eric, Barron e Donald Trump Jr. alimentaram a confusão sobre o status do projeto.

Trump e criptomoedas

A resolução aparente da disputa ocorre enquanto o império cripto da família Trump se expande — e se torna mais lucrativo.

O presidente dos EUA entrou no universo da Web3 em 2022, com o lançamento de uma coleção de NFTs. Desde então, Donald Trump e seus filhos participaram de diversos empreendimentos cripto lucrativos — entre eles, o lançamento da memecoin oficial de Trump, em janeiro, e o anúncio e venda de tokens da plataforma de finanças descentralizadas (DeFi), World Liberty Financial, no fim do ano passado.

Esses projetos aumentaram significativamente o patrimônio de Donald Trump, representando quase 40% de sua fortuna — cerca de US$ 2,9 bilhões — segundo um relatório de maio citado pela CBS News.

O envolvimento da família Trump com a indústria de criptomoedas atraiu críticas de legisladores e comentaristas. Os críticos condenam a política pró-cripto do presidente como uma manobra para enriquecer a si mesmo e à sua família, enquanto a administração de Trump tem ignorado essas acusações.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.