Buscar no site

Coinbase é processada por remover listagem do Wrapped Bitcoin em favor de seu próprio token

A Coinbase está sendo processada pela BiT Global, que alega que a exchange removeu o popular Wrapped Bitcoin (WBTC) para promover seu próprio token cbBTC

corretora de criptomoedas coinbase

A BiT Global entrou com uma ação contra a Coinbase por remover a listagem do maior token Wrapped Bitcoin — o WBTC — alegando que a exchange, sediada em São Francisco, agiu de forma “predatória e injusta”, em violação às leis federais e estaduais dos EUA.

“Como todos os gigantes tecnológicos centralizados que vieram antes, a Coinbase apenas finge apoiar a inovação de um mundo descentralizado”, afirma o processo apresentado nesta sexta-feira (13). “Mas, no caso do Wrapped Bitcoin, a Coinbase viu isso apenas como uma oportunidade de lucro fácil.”

A BiT Global é a custodiante do WBTC. Em setembro, a Coinbase lançou seu próprio token Wrapped Bitcoin, chamado Coinbase Wrapped BTC, ou cbBTC.

A controvérsia do Wrapped Bitcoin

Anunciado em agosto e lançado em setembro, Coinbase Wrapped BTC surgiu no mercado em um momento em que a versão principal do token estava gerando muita controvérsia no espaço cripto.

A ideia da versão “wrapped” do Bitcoin é permitir que traders possam usar seu Bitcoin em outras redes, como o Ethereum, na forma de um token nativo da rede mas lastreado em 1:1 com Bitcoin.

Toda a polêmica que resultou na Coinbase criando sua própria versão do Wrapped Bitcoin surgiu após a BitGo, custodiante do WBTC, anunciar que estava se unindo à BiT Global, sediada em Hong Kong, para “diversificar as operações de custódia e armazenamento a frio em várias jurisdições” para a criptomoeda.

A mudança atraiu críticas de outras pessoas do setor devido aos laços da BiT Global com o empresário cripto Justin Sun, o fundador, às vezes controverso, por trás da rede Tron.

MakerDAO, uma organização DeFi que emite a stablecoin DAIdisse que o envolvimento de Sun com o WBTC apresentava “um nível inaceitável de risco”, após alegar que a transparência da stablecoin TUSD havia se deteriorado sob seu controle. 

Essa controvérsia levou outros grandes participantes do setor a entrar no negócio de tokens wrapped, talvez sentindo uma abertura. A Coinbase divulgou o cbBTC pela primeira vez dias depois que a BitGo fez o anúncio do WBTC, e gestora de ETFs cripto 21Shares também anunciou o lançamento de sua própria versão de Wrapped Bitcoin, o 21BTC.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.