Não é só em Malta que os bitcoins são usados para a obtenção de imóveis. No Brasil, tem até anúncio na OLX de vendas de terras, avaliadas em milhões de reais, aceitando Bitcoin. O problema, entretanto, é conseguir falar com o corretor e obter mais informações.
A reportagem encontrou dois anúncios no Maranhão. Uma é de uma fazenda avaliada em R$24.700.000,00 e a outra de uma longa extensão de terra rural com o valor de R$ 88 milhões. Em ambos os casos, a pessoa interessada deveria procurar a Moises imobiliária (sem acento mesmo).
Seria algo tranquilo. A pessoa liga para o celular de um corretor que está responsável pela venda do imóvel, ele atende e a pessoa pergunta coisas referentes a negociação e as terras anunciadas. Não foi que aconteceu.
Tudo começa com o telefone celular anunciado não ser o do corretor responsável, apesar de o anúncio dizer que aquele número se remete ao “corretor intermediário”. Após uma espera de mais de 08 horas é que a reportagem conseguiu, por meio de WhatsApp, contato com esse corretor que possui um celular de DDD 83, ou seja, da Paraíba.
O corretor, que não se identificou, pediu desculpas pela demora, disse não ser o responsável pela negociação e passou o contato de um outro corretor que atendia pelo nome de Claudionor.
A reportagem, então, entrou em contato com Claudionor. Mais uma vez, se tratava de um corretor com um celular de fora do Maranhão. Dessa vez, o telefone era Brasília (DDD 61). Numa breve conversa, esse corretor afirmou que não há qualquer terra ou fazenda sendo negociada a partir de Bitcoin e que isso veio de “um corretor desinformado”. Mesmo indagado sobre o anúncio na OLX, ele desconversou e disse ter sido uma espécie de engano.
Os anunciantes, entretanto, deixaram claro que as terras podem ser adquiridas por Bitcoins. Isso está tanto nos anúncios de venda tanto da fazenda, que foi feito em 25 de novembro desse ano, quanto o das terras em área rural, que foi feito no último dia 05.
Eles trazem riqueza de detalhes sobre as terras. No anúncio da fazenda de 42 mil hectares, se tem até mesmo detalhes sobre os solos, clima, hidrografia e há em letras maiúsculas a informação “aceito o valor total em Bitcoin”.
Mesmo que o anúncio das terras de 54 km², na área rural localizada no município de Barra do Corda, não tragam diretamente no título a menção sobre aceitar Bitcoin. Isso fica claro quando se lê no corpo do texto a frase também em letras maiúsculas de que “aceita valor total em Bitcoin”.
O ponto curioso é nisso tudo é que apesar de as terras estarem situadas no estado do Maranhão, os corretores possuem celulares com DDDs de outras localidades. O telefone anunciado é da Paraíba (DDD 83) e o do “responsável pelo imóvel” é de Brasília (DDD 61).
Uma outra coisa que também chama a atenção é que há nada sobre a Moises Imobiliária no anúncio. Não há sequer um link para o seu site, um telefone fixo da empresa, CNPJ ou qualquer outra coisa que indique a existência dessa corretora.
BitcoinTrade
Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br